Como parte de acompanhamento e pesquisa para uma melhor qualidade de vida das pessoas que apresentaram chikungunya no ano de 2016, a Vigilância Epidemiológica do Estado de Sergipe tem percorrido municípios para verificar como está a saúde dos pacientes, após três anos decorridos da doença, e desta vez, esteve em Carmópolis.
A visita consiste em uma avaliação com foco na cronificação da doença, para analisar se ainda persiste ou foi exterminada. O Professor Dr. Roque Almeida, em parceria com o Hospital Universitário de Aracaju realiza o trabalho nos municípios através da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde.
“Em Carmópolis, cerca de seis pessoas compareceram para atendimento. Todas assinaram termo de consentimento e responderam questionário contendo 36 perguntas, organizadas em 8 domínios. Seremos auxílio nesta caminhada”, destacou a secretária Fátima Melo.
No teste, estiveram presentes atividades como; capacidade funcional, aspecto físico, de dor, estado geral, vitalidade, aspectos sociais, emocionais e saúde mental. Os resultados dessa pesquisa serão importantes e terão aplicações na área da epidemiológica e saúde pública, favorecendo a criação de novas ações na área.