Conforme relatos alarmantes e noticiados nesta segunda-feira, 25, pelo programa Sergipe em Destaque, 102.7FM, apresentado por Aclécio Prata, no município de Lagarto os cidadãos estão dormindo na porta dos postos de saúde na tentativa de conseguir atendimento médico.
Em vídeo chocante gravado por um morador, mulheres são flagradas dormindo no chão, aguardando atendimento do lado de fora do posto de saúde do povoado Colônia Treze. A cena vergonhosa para a gestão municipal ilustra a extrema necessidade da população por assistência médica e a carência de estrutura para atendê-los de maneira digna.
Além disso, uma mãe indignada revelou que, para conseguir marcar uma consulta odontológica para seu filho de apenas 7 anos, também na Colônia Treze, é necessário dormir na fila.
Outra denúncia grave envolve o descaso no acesso a medicamentos. Segundo uma usuária do sistema público de Lagarto, diagnosticada com ansiedade, assim como seu filho, não conseguem obter os remédios necessários.
Diante desses relatos e de tantas denúncias, é evidente a urgência de uma revisão profunda no sistema de saúde municipal de Lagarto. A população necessita de investimentos que garantam atendimento digno e acesso irrestrito a medicamentos essenciais para a manutenção de sua saúde.
Ademais, é estarrecedor pensar que o marido da prefeita Hilda Ribeiro, o deputado Gustinho Ribeiro, chegou a afirmar que a saúde pública em Lagarto é comparável à excelência do Hospital Albert Einstein.