Nesta quinta-feira, 9, foi aprovado na Câmara de Vereadores de Lagarto um decreto que revoga a permuta do Parque de Exposição Nicolau de Almeida. Por 14 votos a 1, os parlamentares derrubaram o veto da ex-prefeita Hilda Ribeiro, que havia barrado a revogação da lei que autorizava a negociação do espaço. A decisão visa à revitalização do parque, buscando restituir um espaço que pertence ao povo de Lagarto.
No entanto, a aprovação do projeto quase foi frustrada por uma ação movida por três vereadores: Gordinho da Laranja, Gilberto da Farinha e Eduardo Maratá. Eles entraram com um mandado de segurança na Justiça, alegando que o projeto não deveria seguir em frente.
O juiz da 2ª Vara Cível de Lagarto atendeu ao pedido e, em caráter liminar, suspendeu o trâmite do Projeto de Lei 47/2024, que revoga a permuta do parque. Porém, a ação judicial foi ajuizada após o fim da sessão, impedindo a suspensão do projeto pautado para hoje.
Os vereadores que recorreram à Justiça são conhecidos pelo apoio à ex-prefeita e ao deputado Gustinho Ribeiro. A ação gerou protestos entre a população, que vê os três vereadores como representantes de interesses contrários à devolução do parque ao povo de Lagarto, acusando-os de estarem a serviço de um grande empresário da cidade e contra os interesses da comunidade local.