Vereador cria fake news sobre leitos de UTI e atrapalha o trabalho de informar a população sobre coronavírus

0
660
Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC)

O vereador Fábio Frank (SOLIDARIEDADE) no afã de mostrar serviço acabou seguindo os passos do seu líder, o deputado Gustinho Ribeiro (SOLIDARIEDADE), e entrou na onda das fake news ao divulgar uma notícia mentirosa nesta terça-feira (5) com único objetivo de fazer politicagem com a pandemia do coronavírus, o que acaba atrapalhando o trabalho de profissionais da saúde e de profissionais da imprensa, que é o de deixar a população informada e consciente sobre o suporte e tratamento da Covid-19 em Lagarto e em Sergipe.

Ele disse que o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) não implantou leitos de UTI para a Covid-19, mas se ao menos uma ligação fizesse à diretoria da unidade hospitalar ou à Secretaria de Estado da Saúde saberia que as unidades de terapia intensiva específicas para tratamento da doença estão sendo instaladas neste exato momento, como confirmou o assessor de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde, André Carvalho, durante entrevista ao radialista JC, no programa O Povo no Rádio, da Aparecida FM, nesta quarta.

“O HNSC é uma das unidades que também vai receber leitos. 17 leitos para adultos de enfermaria e 10 leitos de UTI. Ocorre que a implantação de um leito não acontece da noite para o dia, envolve um planejamento, uma estrutura que vai muito além da compra de camas, da compra de equipamentos, como os ventiladores pulmonares, os medidores multiparâmetros, que não são baratos, são equipamentos muito caros, e o mais complexo que é a contratação desses profissionais”, explicou André.

Se o vereador exercesse seu papel de fiscalizar, que significa se informar antes de tudo, saberia que, como informou André Carvalho, as unidades de terapia intensiva do HNSC estão sendo implantadas, assim como outras UTIs pelo estado. A previsão do Governo para ampliação desses leitos em Sergipe é para junho, já que a expectativa é que o estado atinja o pico do coronavírus no final de maio e início de junho.

André ainda explicou que a parte mais difícil da implantação dos leitos é em relação à contratação de profissionais especializados. “O Hospital Nossa Senhora da Conceição vai ter leitos de UTI. A gente precisa de médicos especialistas, nós precisamos de RH, enfermeiros. A Secretaria de Estado da Saúde está formando essa equipe. Nós estamos formando profissionais para estarem ingressando na rede”, afirmou, lembrando que 18 profissionais em Socorro e mais 9 em Estância estão afastados por terem se infectados.

Fonte: Portal Lagarto Notícias

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome