Na madrugada desta terça-feira, 24, uma operação deflagrada pelo Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), da Polícia Civil, e o Ministério Público estadual, cumpriu mandados de busca e apreensão em Aracaju e em Moita Bonita, a partir de indícios de fraudes em processos licitatórios e desvio de patrimônio público na cidade de Moita Bonita.
Os desvios e ilegalidade teriam acontecido no período de 2013 a 2020, supostamente beneficiando as empresas pertencentes a pessoas com relação de parentesco e afinidade com integrantes da administração municipal.
Eram utilizados documentos falsos ou feito um acordo prévio entre os participantes, prejudicando a competitividade dos certames e a escolha da proposta mais favorável para a administração. Além disso, as fraudes geravam contratos superfaturados, com suspeitas de serviços inferiores ao cobrado, com desvio de patrimônio público.
São investigados contratos diversos, desde o fornecimento de remédios, realização de exames, compra de material de construção, material de expediente, manutenção de veículos, fornecimento de refeições, dentre outros serviços.
Foram apreendidos computadores, notebooks, terminais móveis, documentos e eventuais objetos necessários à prova de tais infrações, e solicitado também o afastamento do sigilo telefônico/dados com o objetivo de encontrar vestígios digitais dos delitos praticados.
FanF1