A internet é uma aliada fundamental da Educação e essa parceria tem sido ainda mais estreita na pandemia de Covid-19. Desde março de 2020, a direção do campus e as divisões especializadas, como a Divisão Pedagógica, têm buscado alternativas para oferecer suporte às práticas docentes por meio de planejamento e ações estratégicas. A próxima ação voltada para o tema é o XI Fórum de Desenvolvimento Docente, que acontece nos dias 14 e 15 de setembro, de forma virtual. O encontro é direcionado a professores do campus Lagarto, com convite extensivo aos docentes de Glória, que também utilizam metodologias ativas de ensino.
A programação é direcionada para os desafios e possibilidades do ensino híbrido. “Um dos principais desafios para a prática do ensino híbrido na Educação é a ausência de investimento e de projetos formativos para que os professores possam articular as ferramentas pedagógicas do espaço presencial com o ciberespaço. Apesar de já existirem pesquisas e publicações sobre o uso da cibercultura no ensino desde a década de 1990, seu uso ainda é muito distante da realidade de formação e prática da grande maioria dos professores. A tecnologia virtual e a cibercultura disponíveis na Web 2.0 foram e têm sido, nesse tempo pandêmico, a saída encontrada pelas instituições de ensino para que as práticas educativas não ficassem estagnadas”, comenta a coordenadora da Divisão Pedagógica, Vera Lúcia Almeida. É por isso que o campus vivencia a preocupação constante de oferecer apoio aos docentes, o que tende a resultar em melhores experiencias de ensino e aprendizagem.
A pedagoga explica que o encontro começou a ser articulado em abril, envolvendo uma comissão com docentes de diversos departamentos do campus, por meio de encontros virtuais.
O evento inclui oficina de acolhimento aos docentes, roda de conversa e dois webinarios, um deles para sobre a Interatividade na educação híbrida. A mediação será feita por professores do campus de Lagarto e um professor convidado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.