Se agir é uma das formas mais eficazes na prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Telha sabe bem como levar essa informação para a sociedade telhense. Servidores, órgãos do município, comunidade escolar e sociedade civil se reuniram na manhã desta quarta-feira, 28, numa caminhada pela valorização da vida. O mês de setembro é um dos mais importantes do ano, pois ele mobiliza milhares de pessoas empáticas por uma única causa: a vida.
O carro de som puxou a caminhada com centenas de pessoas e quem saía nas portas ouvia, e via mensagens de apoio escrita em cartazes e faixas. Os balões amarelos simbolizavam a cor da campanha, que é utilizada em referência a um jovem americano que se suicidou aos 17 anos, em 8 de setembro de 1994. Ele foi encontrado sem vida dentro do seu carro que tinha a cor amarela.
Sabendo da importância de conscientizar diariamente sobre o assunto, principalmente, nas pastas que trabalham diretamente com contato pessoal com os munícipes, o prefeito Flávio Dias fez um alerta. “Precisamos ser mais empáticos com as pessoas, saber ouvi-las é uma virtude. Muitas das vezes, essas pessoas que estão passando por momentos difíceis só precisam de uma mão, de um conselho, de uma ajuda, e nós, precisamos, como seres humanos, ser uma válvula de escape para essas pessoas. Esse é o primeiro passo! Por isso, todas as pastas estão envolvidas em prol dessa campanha”, disse o prefeito.
As pessoas que comentem o suicídio normalmente estão tentando fugir de uma situação que lhes parece insuperável. Portanto, a sociedade precisa ficar atenta à sintomas e sinais como: comportamentos retraídos, dificuldades para se relacionar no ambiente familiar e entre os amigos, apresentar irritabilidade com frequência, pessimismo, apatia, falar sobre morte ou suicídio. Esses, são apenas alguns sintomas dentre os inúmeros que podem ser identificados em um suicida.