“Todas as pessoas que fazem declarações com qualquer tipo de restrição às vacinas prejudicam a vacinação”. Esta foi a declaração do diretor de Vigilância em Saúde de Sergipe, Marco Aurélio.
O gestor foi procurado pelo Fan F1, após a publicação de um vídeo do ex-prefeito do município de Capela, Manoel Messias Sukita, em seu perfil no Instagram.
No vídeo, Sukita diz que a ausência dos brasileiros no retorno para a segunda dose pode estar sendo provocada por receio das reações que ele também teve com a primeira dose. O ex-prefeito aparenta estar debilitado.
O diretor de Vigilância em Saúde esclareceu que esta reação é uma “resposta” do organismo à substância nova que foi injetada no corpo.
“Não é um alergia. É normal. Algumas pessoas podem apresentar reações por conta da vacina, seja ela qual for. Os efeitos podem durar até 48 horas e são autoresolutivos. Não há motivo para escolher vacina ou para não tomar a segunda dose. É importante lembrar que todas as vacinas foram testadas e aprovadas por órgãos internacionais de saúde”, pontuou Marco Aurélio.
O diretor de Vigilância ainda orientou que as pessoas que tiverem reações mais fortes às vacinas, informem a situção à unidade de saúde onde recdeberam o imunizante para que os casos sejam notificados.
Veja o vídeo:
Fonte – FANF1