Assíduo nas temáticas envolvendo o município de Lagarto, o presidente do MDB Sergipe, Sérgio Reis, demonstrou preocupação com os altos índices de desemprego na região, em tempos de coronavírus (COVID-19).
Como efeito colateral da pandemia no município, muitas empresas tiveram suas atividades paralisadas e o desemprego em massa é uma realidade.
Com dados do IBGE, Seplag e Caged, Sérgio explicitou o pequeno percentual de pessoas com carteira assinada em Lagarto, apenas 12,5%. Também, o percentual de lagartenses com algum tipo de trabalho, somente 14,1%. “ Não bastasse isso, o salário médio de um trabalhador no município é de 1,7 salário mínimo. Um dos menores do estado. Classificado em 56º lugar. Com o fechamento do comércio, esses índices irão piorar. Não podemos permitir. É preciso uma gestão séria e estratégica para driblar essa crise”, exclamou o político em vídeo publicado nesta segunda-feira (1) em suas redes sociais.
O tema do desemprego levantado por Sérgio Reis, respinga na Prefeitura de Lagarto, pois não há um plano concreto de ação da prefeita Hilda Ribeiro (SOLIDARIEDADE) para reabertura do comércio.
Como consequência do descaso, a União dos Lojistas de Lagarto (CDL) lançou uma carta aberta, na última sexta-feira (30), temerosos com o possível desemprego de mais de 80% dos vínculos empregatícios.
Na carta, os empresários afirmam que planos de reabertura estão sendo introduzidos em vários estados e municípios, no entanto, em Lagarto, a Prefeitura Municipal não introduz medidas para reabertura das lojas, seguindo os parâmetros de responsabilidade e proteção contra o novo coronavírus.
“Isso não pode continuar. Lagarto é um município empreendedor. Desenvolver nossa economia, gerar empregos e melhorar a renda do trabalhador é possível. O poder executivo municipal precisa agir rapidamente”, completou Sérgio Reis.