Sem transporte escolar, estudantes do IFS Lagarto denunciam omissão da prefeitura, insegurança e conduta hostil do secretário de Educação

0
673
IFS Campus Lagarto

Nesta segunda-feira, 20, os estudantes do Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto, participaram do programa Sergipe em Destaque, da 102.7FM, com apresentação do radialista Aclécio Prata, para denunciar o transtorno gerado pela falta de transporte escolar na gestão da prefeita Hilda Ribeiro.

O descaso é denunciado há semanas, inclusive, o problema também acontece com centenas de estudantes das escolas municipais de Lagarto, já que a prefeitura oferece um quantitativo de ônibus bem abaixo do número de estudantes matriculados na rede municipal de ensino. Então, muitos vão a pé estudar e voltam a pé para casa, andando quilômetros, na escuridão e sem segurança.

Segundo Venâncio, estudante do IFS e morador do povoado Carcará, a prefeitura diz à diretoria do Instituto, que não tem obrigação de oferecer o transporte. “Nós, do IFS, estamos passando por vários problemas por causa do transporte. A gente tenta entrar em contato com a prefeitura, mas a prefeitura não dá uma resposta definitiva para solucionar o problema. Apenas dizem que não é obrigação deles oferecer o transporte para os técnicos do IFS, inclusive para os universitários da UFS”, revelou.

O estudante também falou da conduta hostil do secretário de Educação, Magson da Academia. “Entramos em contato com Renata da prefeitura e com Magson que, segundo a equipe do IFS, ele responde com ignorância. Foi a resposta que o Campus nos deu, e que ele mal respondeu o Campus”,  disse.

Ele também falou da insegurança nas estradas do município. “Não tem segurança na estrada, não tem nem um guarda municipal cuidando e não tem iluminação pública”, concluiu.

Tainara, também estudante do IFS, participou do programa e disse que lamenta pela omissão da prefeitura de Lagarto. “Eu lamento por todos, não é só por nós, mas por todos. Estamos brigando para estudar!”, disse ela ao lembrar que os alunos das escolas municipais estão passando pelo mesmo problema.

Outra aluna frisou que os estudantes do IFS Lagarto, moradores de municípios como Pedrinhas e Boquim, têm o transporte escolar disponibilizado normalmente pelas prefeituras.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome