No último domingo, 16, o secretário de estado da Representação de Sergipe em Brasília, Sérgio Reis, anunciou que trará o programa ‘Cozinhas Solidárias’ para o município de Lagarto.
O projeto consiste em ofertar refeições gratuitas a pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de recursos federais.
A iniciativa do secretário foi por conta da situação em que se encontra o município de Lagarto, com problemas de desemprego e estagnação econômica por falta de investimento e gestão da administração municipal atual.
“Vamos trazer o programa Cozinhas Solidárias para Lagarto e contribuir para que todos tenham direito a uma alimentação digna”, afirmou o secretário.
Cozinhas Solidárias
Segundo o site da Câmara dos Deputados, entre os objetivos do programa, o projeto cita o fomento à produção de alimentos por parte da agricultura familiar e pequeno agricultor, que deverá ter preferência no fornecimento de alimentos para as cozinhas solidárias, além da organização e estruturação de sistemas locais de abastecimento alimentar.
Os três eixos fundamentais do Programa Cozinha Solidária:
Entrega de comida com alto valor nutricional de graça para quem não tem o que comer;
geração de emprego e renda no campo e na cidade, sendo empregos formais, principalmente, voltados para mulheres negras que são a maioria entre as trabalhadoras de cozinhas coletivas e comunitárias;
integração do ciclo campo e cidade, de forma que os alimentos produzidos no campo pela agricultura familiar e pelo pequeno agricultor e nos quintais e hortas urbanas e periurbanas abasteçam as cozinhas solidárias com alimentação saudável e de alto valor nutricional nas cidades.