Após reunião com o Comitê de Crise na última quinta feira, 16, a Prefeitura de São Cristóvão emitiu novo decreto de combate ao coronavírus, e dentre as medidas adotadas constam a suspensão das atividades educacionais até o dia 30 de abril e a manutenção dos serviços essenciais, que não estão sujeitos a fechamento.
De acordo com o prefeito Marcos Santana, o decreto não altera nenhuma medida tomada anteriormente em relação ao comércio e aos serviços públicos. “Estamos reforçando todas as medidas de isolamento social. O decreto também mantém cuidados e prorroga o prazo de validade para o dia 30 de abril. Também ficou decidido o cancelamento do ponto facultativo durante as segundas-feiras para os órgãos públicos municipais”, pontuou o prefeito.
No âmbito da Secretaria Municipal de Educação ficam suspensos os pagamentos das gratificações por tempo integral e de difícil acesso, até o retorno das atividades escolares, como também ficou determinado a antecipação de 15 dias de férias para os profissionais do ensino público municipal, a ser descontados do período letivo remanescente.
Seguindo a recomendação do Ministério Público do Estado, que visa a redução de gastos e o direcionamento de verbas para a saúde, todos os contratados temporários, ressalvados apenas aqueles que estão envolvidos no enfrentamento ao COVID-19, foram suspensos a partir do dia 17 de abril. Leia os detalhes aqui.
Feiras livres
Considerando a necessidade de manutenção das feiras livres para evitar o desabastecimento humano, ficou determinado, dentre outras medidas: o afastamento entre as fileiras de bancas por uma distância mínima de três metros, para facilitar o fluxo de pessoas, realização de rodízio entre os feirantes em até 50%, (para reduzir o contingente) e o fechamento das ruas de acesso às feiras, priorizando uma maior área de passeio e evitando o contato físico.
Acesse a íntegra do decreto aqui.
Fonte: Prefeitura de São Cristóvão