O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Des. José Dos Anjos, recebeu na tarde desta terça-feira, 10, em seu gabinete, a visita do sócio do escritório de advocacia Tozzini Freire, Celso de Faria Monteiro, representante do Facebook, para discutir sobre a atuação da plataforma nas eleições de 2020.
O escritório solicitou a reunião para comunicar ao Tribunal a estrutura que será montada, principalmente, para atender a ordens, liminares, entre outras demandas da Justiça Eleitoral que surgirão no curso das eleições.
Celso de Faria Monteiro agradeceu pela receptividade dos servidores e dos magistrados e disse quea reunião foi muito produtiva. “Ouvimos elogios e críticas sobre nossa atuação nas últimas eleições”, pontuou.
O desembargador José dos Anjos salientou que a presença do representante do Facebook colabora com as ações de combate à desinformação. “A preocupação do TSE e dos TREs é combater as desinformações. Os gestores das plataformas de redes sociais (por exemplo, o Facebook), que de forma espontânea nos procuraram, são peças fundamentais nesse processo. Certamente, o nosso trabalho será otimizado em 2020.”
Saulo Ismerim, representante da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SE, acompanhou a visita e disse que o resultado foi positivo, principalmente, por esclarecer informações sobre propaganda. “Pudemos absorver esse conhecimento pensando sempre no melhor para as eleições deste ano”, disse.
Também estiveram presentes a vice-presidente e corregedora regional eleitoral doTRE-SE, Iolanda Guimarães, o juiz membro Raymundo Almeida,o procurador regional eleitoral, Heitor Soares,o diretor-geral do TRE-SE, Rubens Lisboa, o chefe de gabinete da Corregedoria do TRE-SE, Wanderley Gonçalves,a chefe da Seção de Assuntos Jurídicos da Corregedoria, Camila Brasil, a secretária judiciária, Ana Maria Rabelo,o coordenador da COREP, Guilherme Muniz, os servidores da SJD Jamille Secundo e Waltenes Silva, bem como a assessora dos juízes membros, Alessandra Cerqueira, eo assessor de imprensa e comunicação social, Ricardo Ribeiro.