“Queremos transformar Sergipe pela educação”, afirma Fábio Mitidieri em Workshop da Educação

0
201

Ciente da importância de uma educação de qualidade para o desenvolvimento do estado, o governador Fábio Mitidieri participou, nesta segunda-feira, 7, do ‘II Workshop da Educação – Boas práticas para uma educação transformadora’, evento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), pelo Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC) e pelo grupo Pacto pela Educação de Sergipe. O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, também marcou presença no evento, que se estende até esta terça-feira, 8, no Auditório Lourival Batista, do TCE.

Os debates tiveram como objetivo fomentar a discussão acerca dos desafios da gestão pública, decorrentes das inovações em diversos temas relacionados à educação, com a sistematização dos princípios de boa governança, além de proporcionar um ambiente enriquecedor de trocas de conhecimento, networking e disseminação de boas práticas educacionais no país.

Um dos componentes da mesa, o governador Mitidieri reconheceu a importância estratégica da educação para o avanço social e consequente desenvolvimento do estado. “Agradeço e parabenizo o TCE por mobilizar hoje todos os conselheiros, prefeitos e secretários, a fim de discutirmos essa temática relevante para o nosso país e sobretudo para o nosso estado. Estamos aqui por uma educação de qualidade, um ensino público que venha efetivamente transformar nossa geração de jovens estudantes, para que  a gente possa ter uma sociedade cada vez melhor e mais preparada. Queremos transformar Sergipe pela educação”, declarou o governador.

O vice-governador e secretário de Educação, Zezinho Sobral, também destacou a importância da união entre os entes federados no trabalho por uma educação de qualidade, visto que cada ente político da República é responsável por uma fase da educação no país. “O Tribunal tem assumido esta função de orientar e discutir temas importantes para que os gestores tenham um norte, um caminho a seguir. Entendo que essa relação é muito importante, porque aproxima o órgão de controle das necessidades do dia a dia de cada uma das pastas. Na educação não há relação independente. O aluno inicia na creche, pré-escola, vai para o Ensino Fundamental e finalmente chega ao Ensino Médio, que é de competência exclusiva dos estados, para depois chegar ao Ensino Superior, da esfera do Governo Federal. Então, a construção das políticas públicas para a educação tem que ser integrada em todas as dimensões. O estado precisa investir, assim como o município e a União, na formação da criança desde a pré-escola, desde a primeira infância, até a universidade. O processo é integrado, e essa discussão que o TCE traz hoje aqui integra e aproxima os entes, permitindo que a gente possa atuar em conjunto com mais eficiência”, avaliou o gestor.

Workshop

Durante os dois dias de workshop, os palestrantes abordarão temas de impacto nas boas práticas e efetividade para o desenvolvimento da educação, como painéis de cooperação multilateral, palestras sobre auditorias coordenadas e discussões de ações de controle externo para aprimoramento da educação. Para isso, foram escolhidos profissionais com experiência em políticas públicas e que trabalham com empenho para efetuar melhorias na área.

Também serão abordadas as ações do controle externo para o aprimoramento da educação, cooperação e experiência multilateral em prol da educação. Por meio de palestras e debates, os participantes terão a oportunidade de se atualizar, discutir e compartilhar experiências inovadoras.

A programação contará com especialistas e gestores da área, além de membros e técnicos de órgãos de controle de todo o país. O evento reunirá conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores de Contas, auditores de Controle Externo de todos os estados da federação, bem como prefeitos, secretários de educação, professores e demais profissionais da área, para abordar experiências no âmbito da gestão pública, com o intuito de impulsionar práticas transformadoras no sistema educacional.

O Presidente do TCE, Flávio Conceição, sinalizou que se trata de um evento grandioso para a sociedade sergipana. “O TCE está assumindo sua função pedagógica, entregando o direito de acesso a uma educação de qualidade, por meio da promoção de cursos e eventos como esse”, considerou. Ainda segundo o conselheiro, a educação enfrenta muitos desafios. “É imprescindível que desenvolvamos um modelo de educação mais atraente e sustentável, que ajude a sociedade e estimule alunos e educadores a desenvolver boas práticas com inovação, implementação de metodologias, envolvendo a  participação familiar, além de promover a inclusão no ambiente educacional, que proporcione um senso de coletividade”, analisou.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também esteve presente e reforçou a importância do encontro para o avanço das políticas públicas em educação. “O essencial que a gente tem que ter é que a educação é fundamental, principalmente para os estudantes da rede pública, que são aqueles que mais precisam e normalmente têm na educação uma perspectiva melhor de futuro”, afirmou.

O procurador-geral do MPC/SE, João Augusto Bandeira de Mello, presidente da Associação do Ministério Público de Contas e coordenador do pacto pela educação, discursou sobre o papel do Controle Externo no suporte à formação de políticas públicas para a educação. “Precisamos celebrar a vitória deste momento, em que um novo olhar do Controle Externo se volta para a educação pública. Um olhar que consegue encontrar não só os olhares ágeis de crianças e adolescentes, mas também os olhares de bons gestores, e tem muitos deles aqui hoje, que sabem que a promessa da Democracia se completa na inclusão social educacional, na diminuição da desigualdade e no constante aperfeiçoar-se em prol dos objetivos constitucionais. Este Workshop é sobre isso”, considerou.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome