Em entrevista ao programa Sergipe Verdade, da rádio SIM FM, o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), pré-candidato ao Governo de Sergipe, negou as acusações de que o PSD teria “feito força” na Justiça, através de um advogado, para a condenação do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, e de seu filho, Talysson de Valmir, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com a decisão do TSE, Valmir, que havia anunciado sua pré-candidatura ao Governo, ficou inelegível por oito anos, e Talysson teve seu mandato como deputado estadual cassado. No lugar de Talysson, Robson Viana (PT) tomou posse na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta quinta-feira, 30.
“O PSD constituiu um advogado assistente por entender que a vaga de deputado, caso se confirmasse a cassação como aconteceu, era do partido, já que na época o deputado Robson Viana era filiado ao PSD, mas o TSE entendeu que a vaga era do suplente Robson e não do partido. Não interferimos em nada no julgamento, ninguém viu nenhuma defesa de advogado do PSD sendo feita, foi uma participação como assistente, só para assistir ao julgamento caso houvesse alguma necessidade de intervenção do partido, o que é um direito. Não interferimos em nada até porque não nos cabe”, disse Mitidieri.
Na oportunidade, o deputado também retomou a decisão judicial que já havia sido proferida contra Valmir e Talysson pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
“É bom lembrar, Valmir não ficou inelegível no dia 23, ele já estava inelegível, pois já havia sido condenado no TRE, e o recurso dele ao TSE é que foi negado, então permaneceu sua inelegibilidade, essa história de perseguição não existe. Prefiro não comentar, pois passo o meu tempo falando das minhas ações, visitando as pessoas, apresentando propostas, mostrando o meu pensamento para o futuro de Sergipe e não vou ficar discutindo esse tipo de coisa que não existe.
Eleições 2022
O palanque para a disputa em 2022 também foi mencionado por Mitidieri. Ele garantiu que terá o apoio do governador Belivaldo Chagas, líder do grupo governista.
“Foi Belivaldo quem organizou as contas do estado, e ele vai estar no nosso palanque com muito orgulho, como o prefeito Edvaldo Nogueira, como diversos outros prefeitos que nos apoiam, lideranças, e o povo de Sergipe que a abraça a nossa caminhada a cada dia. Agradeço a cada um deles e isso só aumenta a minha responsabilidade e compromisso”, finalizou.
FanF1