Presidente do TJSE Ricardo Múcio assume governo interinamente durante missão de Fábio Mitidieri nos Estados Unidos

0
379

Devido à missão oficial do Governo de Sergipe nos Estados Unidos pelos próximos seis dias, o governador Fábio Mitidieri transmitiu o cargo ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJSE), o desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, nesta terça-feira, 29. A viagem acontece por ocasião do Lide Brazil Development Forum 2023, sediado em Washington DC.

O evento, que conta com a presença de empresários, autoridades, investidores e jornalistas, ocorrerá nos dias 1º e 2 de setembro, tendo o governador Fábio Mitidieri como um dos conferencistas. O período de afastamento acontece entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro, momento no qual o governador também participará de agendas com lideranças mundiais, a fim de discutir pautas de desenvolvimento para o estado.

Durante a cerimônia de transmissão de cargo, o governador Fábio Mitidieri ressaltou a importância estratégica da missão oficial. “Estarei em Washington buscando investimentos para Sergipe, levando o nome do estado e abrindo suas fronteiras para o mundo. Queremos ver Sergipe crescendo, se desenvolvendo, e iremos aonde for necessário para gerar emprego e oportunidades para nosso povo. Como governador, tenho a obrigação de liderar esse processo de captação, porque Sergipe precisa de um governo desenvolvimentista, que cuide do ponto de vista econômico sem perder o olhar social. Estou deixando Sergipe em excelentes mãos”, pontuou. Na ocasião, o governador também agradeceu pela abertura e cooperação do TJSE.

O governador em exercício Ricardo Múcio ressaltou o papel de destaque assumido pelo estado no último ano, atribuindo-o às realizações da gestão do Executivo Estadual. “Essa transmissão é um gesto democrático e republicano, onde agradeço pela confiança depositada. Sendo o governador Fábio Mitidieri um homem proativo e irrequieto, é sua vontade de buscar investimentos e coisas boas para Sergipe que produziu essa solenidade. Tenho certeza de que, daqui a sete dias, o governador estará de volta, trazendo em sua mala projetos para nosso estado”, frisou.

O desembargador enfatizou, ainda, a coincidência histórica que vincula sua própria trajetória à de seu pai. Há 29 anos, o também desembargador Aloísio de Abreu Lima assumiu interinamente o cargo de governador do estado, ocupando o posto durante a ausência temporária do então governador João Alves Filho.

Ao longo da solenidade, o governador Fábio Mitidieri anunciou a inauguração das obras de reestruturação da rodovia de acesso ao município de Capela, no leste sergipano, que receberá o nome de Aloísio de Abreu Lima. A ação contará com a presença do governador em exercício.

Agenda

Em paralelo ao Lide Brazil Development Forum, o governador participará de encontros para a prospecção de oportunidades e apresentação das potencialidades de Sergipe. Na programação estão inclusas reuniões junto a representantes do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Universidade de Columbia. Entre as pautas a serem discutidas estão o financiamento para o Conecta SE e a instalação de uma unidade do Transformative Learning Technology Lab (TLTL) em Sergipe.

A comitiva sergipana que irá participar da missão também será integrada pela primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri; pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação e Cultura, Zezinho Sobral; pelo secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo; pelo secretário Especial da Comunicação Social, Cleon Nascimento; pelo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade; pelo diretor da Agência Sergipana de Desenvolvimento, Milton Andrade; e pelo senador Alessandro Vieira.

Biografia

Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima é natural de Aracaju e tem 61 anos, tendo ingressado na carreira do Direito por influência familiar: é filho do desembargador Aloísio de Abreu Lima e da procuradora de Justiça Maria Izabel Santana de Abreu Lima.

Em 1989, foi aprovado no concurso para juiz, tendo respondido por comarcas nos municípios de Tobias Barreto, Lagarto e Aracaju. Em passagens pela 16º e pela 21º varas cíveis, foi premiado por desempenho, com destaque para a celeridade na condução dos processos. Atuou como auxiliar da presidência do TJSE, em 2001, e como juiz corregedor, em 1998.

Foi presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase) por dois mandatos, de 1996 a 1997 e de 2000 a 2001. Também foi membro do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) no biênio 2004-2006, onde presidiu a Comissão de Apuração Paralela das Eleições 2004. Em 28 de abril de 2010, tomou posse como desembargador do TJSE. Em fevereiro de 2023, assumiu a atual presidência do Tribunal de Justiça para o biênio a findar em 2025.

Lide

Promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), O Lide Brazil Development Forum traz painéis e discussões sobre temas como desenvolvimento sustentável, saneamento, energias renováveis, meio ambiente, saúde, educação e perspectivas econômicas. Ao lado de dez outros governadores e representantes estaduais, o governador Fábio Mitidieri participa, no dia 1º, como conferencista no painel ‘Oportunidades de financiamentos para infraestrutura e serviços públicos nos estados e nos municípios brasileiros’.

Na edição 2023 do Lide Brazil Development Forum, estão confirmados como expositores o presidente do BID, Ilan Goldfajn; o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt; o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, entre outros. Também participam o presidente do Senado e Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, entre mais nomes de destaque.

Fundado há 20 anos, o Lide reúne executivos de diversas áreas e tem como objetivo o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, bem como a defesa dos princípios éticos de governança. A organização está presente em cinco continentes, com unidades regionais e internacionais. O Lide é composto por empresas brasileiras e multinacionais com faturamento igual ou superior a R$ 200 milhões anuais. Também fazem parte do grupo companhias que praticam a governança colaborativa e que apoiam programas de responsabilidade social, assim como organizações de alta reputação no Brasil e no exterior.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome