A volta da Festa de Reis é uma tradição para Salgado. Toda tradição tem história e reavivá-la é um ato marcante. Foi isso que a Prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Cultura, fez nos dias 7 e 8 de janeiro.
Antes do show, um cortejo folclórico formado pelos grupos Reisado e Carimbó, da cidade de Salgado, Batalhão Bacamarteiros, de Carmópolis, e Dança de Roda, de Simão Dias, desceram a avenida Virgulino Salgueiro, no bairro Estação. No palco já estava a banda local Lua de Cristal, que preparou tudo para as atrações principais.
Depois, Liene Show, Limão com Mel, Pablo e Márcia Fellipe comandaram o primeiro dia de festa, na Praça de Eventos Totonho Costa. O segundo dia, no Balneário Público Municipal, ainda houveram as apresentações de Di Piseiro e do grupo Rapaziada do Samba.
“Sou de Itabaiana e já estive em outras edições da Festa de Reis aqui em Salgado. Mas essa é a melhor, pelas atrações, pela organização e pela recepção. Realmente foi uma festa inesquecível, a Prefeitura de Salgado está de parabéns”, ressaltou o embargado Alexandre Frazão.
Com o retorno da Festa de Reis, Salgado volta a ser reconhecido na região pela sua tradição histórica, que guarda episódios marcantes na vida das pessoas e fortalece o setor cultural do município, conforme destacou o secretário municipal de Cultura, Edson Nascimento.
“A volta da Festa de Reis marca os grupos folclóricos que se apresentaram e as pessoas de outros municípios que vieram conhecer nossa cultura. Então só temos a celebrar esse momento histórico em Salgado”, ressaltou.
Toda festa movimenta a economia e depois de uma pandemia de covid-19, como o mundo ainda enfrenta, um evento como esse sempre é sinônimo de esperança para os vendedores ambulantes que atuam nesses tipos de eventos.
“O retorno dessa festa é fundamental para nós ambulantes porque ficamos dois anos sem trabalhar por causa da pandemia. A Festa de Reis está bem organizada, a Prefeitura está de parabéns, é motivo de só agradecer”, disse o ambulante Denison Oliveira.
“Sem dúvida foi um momento histórico para o nosso município. Trazer de volta uma festa tão tradicional, que atrai gente de todo o lugar e depois de tanto tempo é enriquecedor para a nossa cultura. Parabéns a todos que organizaram e agradecemos ao público que veio prestigiar”, disse o prefeito Givanildo Costa.
Ascom – Prefeitura de Salgado