Prefeitura de Lagarto promove reabertura dos atendimentos no CER III Dona Maroca

0
24

Firmando o compromisso com a inclusão e com a oferta de serviços públicos com qualidade e eficiência, a Prefeitura Municipal de Lagarto promoveu, na manhã desta segunda-feira, 17, a reabertura dos atendimentos realizados no Centro Especializado em Reabilitação (CER III) Dona Maroca, no bairro Estação, equipamento ligado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Teve início hoje as avaliações terapêuticas, que seguem um cronograma estabelecido por ordem alfabética até a próxima sexta-feira, 21.

A retomada dos serviços voltados à reabilitação e habilitação para pessoas com deficiência, medida fundamental para o bem estar e qualidade de vida delas e de suas famílias, era uma grande prioridade para a gestão, após um período de inatividade que vigorava desde outubro de 2024.

“Hoje é um dia muito especial, uma entrega prioritária para a gestão do município, com a retomada dos atendimentos aqui no CER III. Nós sabemos que os últimos meses foram difíceis para as famílias que precisam dos serviços, por isso não medimos esforços para reverter a situação encontrada e começar uma nova era, em que cada pessoa tenha tratamento digno e eficiente, promovendo oportunidades iguais de desenvolvimento e inclusão. Queremos fazer desse lugar uma referência para todo o estado”, apontou o prefeito.

O retorno das atividades no espaço ocorre após a regularização da disponibilidade de insumos e contratação de equipe técnica, de múltiplas especialidades, de forma que cada paciente possa ser atendido de acordo com as especificidades do seu diagnóstico.

“Muito importante para Lagarto, e para toda a região Centro-Sul, a reabertura de um serviço tão significativo para a sociedade. Aqui teremos um quantitativo suficiente de profissionais, para que a gente possa garantir atendimento de qualidade para as pessoas com deficiência motora, intelectual e auditiva. Junto com o Integrar, que também é um serviço retomado hoje, nós estamos criando uma rede de assistência às necessidades ligadas à saúde mental. É um momento inicial para, cada vez mais, avançar e aperfeiçoar os serviços municipais”, destacou a secretária municipal da Saúde, Goretti Reis.

A estrutura do CER III Dona Maroca, inaugurado em 2019, é voltada para proporcionar autonomia e qualidade de vida aos pacientes por meio de serviços como fisioterapia, reabilitação auditiva e terapias ocupacionais. A avaliação iniciada nesta segunda-feira busca garantir que o serviço seja direcionado a quem realmente se enquadra no perfil do local, além de promover um cuidado de excelência.

“O retorno dos atendimentos é de suma importância para a comunidade, por conta da necessidade das pessoas em acessar as terapias. Aqui funciona um processo de reabilitação, onde a pessoa pode trabalhar em cada área que precisa de suporte. Hoje, iniciamos mais uma jornada de grandes desafios, avaliando os casos daqueles que têm deficiência intelectual e física e, então, conseguir acolher as pessoas, de acordo com as demandas”, ressaltou a coordenadora do CER III, Carol Lopes.

Esperança renovada

Para as famílias que buscaram o serviço nesta circunstância de retomada, a sensação é de esperança renovada, a fé na conquista de uma melhor qualidade de vida para todos os envolvidos, como exemplifica Gilmara Santos, 48 anos, avó de Jorge Miguel, 8 anos, diagnosticado com autismo grau 3.

“Fui muito bem recebida, gostei bastante. Eu tenho fé de que tudo vai melhorar. É muito importante, tanto para ele quanto para a gente ter algum suporte. Fico aliviada, porque estava nessa procura há bastante tempo, mas sem resposta. É muito gratificante ver esse primeiro passo sendo dado hoje”.

O otimismo e o alívio por conta do retorno de uma ajuda imprescindível é compartilhado ainda por Luciana Rosa, 44 anos, mãe do Rian Oliveira, 13 anos, com paralisia cerebral. “O CER III é muito importante para nós, mães atípicas, porque concentra a maioria das terapias. A falta delas implica muito na regressão dos nossos filhos, então estou muito feliz com a reabertura. Teremos todos os profissionais de volta e acredito que haverá um bom trabalho. Fui muito bem atendida hoje, achei um ambiente leve, tudo bem encaminhado. O tratamento também faz bem aos pais, porque quando os nossos filhos estão bem, todo mundo fica feliz”, ressaltou.

Presenças

Acompanharam o prefeito na visita ao local, para além da secretária municipal da Saúde, a vice-prefeita e secretária municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho, Suely Menezes, o secretário municipal de Articulação Política, Nininho do Doce, o secretário municipal da Comunicação, Ítalo Duarte, assim como os vereadores Josivaldo da Equoterapia (Cidadania), Manuela da Lagartense (PSD), Carlos de Zezé Avelino (PL).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome