Prefeitura de Lagarto intensifica ações para reduzir os impactos gerados pelas fortes chuvas

0
42

Com o objetivo de reduzir os impactos causados pela chuva e prestar toda assistência necessária à população que reside em áreas que estão em situação crítica, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Ordem Pública e da Defesa da Cidadania (SEMOP) e da Defesa Civil, da Secretaria de Obras, e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEMDU), está realizando uma força-tarefa desde a tarde desta terça-feira, 14, quando as fortes chuvas começaram a gerar transtornos no município. A Defesa Civil está em alerta para atender todas as demandas e até o momento não há registro de feridos.

O prefeito Sérgio Reis coordena os trabalhos desde o início da noite, com o apoio das secretarias de Ação Social e Obras, visitando diversas localidades, como Matinha, Campo da Vila, Júlia Nogueira, João Nogueira, Loiola I e II, Jardim Campo Novo, Centro, assim como os povoados Criolo, Carro Quebrado e Santo Antônio.

“Estamos movendo todos os esforços para mitigar os efeitos das chuvas intensas que caem sobre a nossa cidade desde a tarde. Já havíamos tomado medidas preventivas, como limpeza de canais, desde os alertas da sexta-feira, no entanto, infelizmente, muitos lugares foram afetados, com vias intransitáveis e casas alagadas. Graças a Deus não registramos nenhuma ocorrência grave, com pessoas feridas. É importante que todos mantenham a atenção, tomem cuidado e respeitem as orientações passadas pela Defesa Civil”, aponta.

Para auxiliar os trabalhos do município, o Governo do Estado enviou a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros. O superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Luciano Queiroz, acompanhou o prefeito nas áreas mais críticas do município para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas das últimas horas e interditou a Estrada da Barragem, que dá acesso ao Instituto Federal de Sergipe (IFS) e ao Distrito Industrial.

O grande volume da água das chuvas deixou um trecho da via completamente imerso, o que levou o órgão de defesa a optar pela interdição total da estrada.

”Para não acontecer uma réplica da situação que ocorreu em Capela e para preservar vidas, vamos fazer a interdição dessa área. Já solicitamos ao DER uma viatura do BPRv dos dois lados da via, para que a gente possa fazer a interdição até amanhã e assim, fazer uma avaliação. Por agora, a melhor solução é interditar”, ressalta.
O prefeito percorreu as ruas de várias localidades do município. No bairro Loiola Dois, várias casas foram invadidas pela água. Durante visita ao local, os moradores relataram problemas relacionados à drenagem e solicitaram melhorias. “Vamos tomar medidas imediatas para ajudar os moradores atingidos e acionar a equipe da Defesa Social para avaliar a situação das famílias”, afirmou o prefeito.

No Residencial Júlia Nogueira, enquanto realizava a visita técnica, o prefeito recebeu relatos dos moradores que afirmam que, sempre que chove, a água invade as casas e estraga todos os móveis. “Identificamos que o problema desta localidade é a drenagem e as manilhas que não dão conta da quantidade de água, e vamos trabalhar para solucioná-lo. Desta vez, o impacto foi menor, pois fizemos limpeza esta semana, desentupimos os bueiros, mas a situação ainda é crítica”, disse o prefeito.

As equipes da Secretaria de Obras de Lagarto estão atuando de forma intensa desde os primeiros registros de alagamentos para atender às solicitações da comunidade e minimizar os danos causados. As principais ações incluem o monitoramento de áreas de risco, especialmente em locais com histórico de alagamentos; a desobstrução de vias e limpeza de bueiros, para melhorar o escoamento da água; e o suporte às famílias em áreas vulneráveis. No bairro Matinha o muro de uma casa caiu e a equipe prestou auxílio imediato aos moradores.

Entre os incidentes registrados, a queda do muro do Colégio Cenecista Laudelino Freire chamou a atenção. Imediatamente, a Secretaria de Obras enviou uma equipe ao local para avaliar os estragos e realizar o recolhimento dos entulhos. “Essa é uma prioridade para nós: agir com agilidade e eficiência, minimizando os transtornos e protegendo as áreas afetadas”, reforçou Camilo Roriz.

Para reforçar os trabalhos de limpeza das vias, a Prefeitura conta com o apoio de municípios vizinhos, como Boquim e Salgado, que enviaram caçambas para auxiliar no recolhimento de entulhos. Segundo o secretário de Obras, Camilo Roriz, as equipes estão mobilizadas para atuar em várias frentes. “Nosso objetivo é garantir a segurança e o bem-estar da população. Estamos trabalhando dia e noite para liberar vias, desobstruir os pontos de escoamento e atender às ocorrências o mais rápido possível”, destacou o secretário.

A Prefeitura de Lagarto segue atenta e mantém os atendimentos ao longo da noite. A Defesa Civil está à disposição para situações de emergência, e a população pode entrar em contato pelo número (79) 99626-3589.

Secom/PML

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome