Visando contribuir com o crescimento do Centro-Sul sergipano, a partir dos projetos e ações promissoras realizadas no município, a Prefeitura de Lagarto, representada pelas secretarias de Agricultura (SEMAGRI) e Indústria e Comércio (SEMIC), foi eleita para compor duas das quatro comissões temáticas da Agência de Desenvolvimento do Centro-Sul sergipano, que tem por objetivo impulsionar a economia, a inovação e o protagonismo regional, com foco no desenvolvimento local e de todo o estado.
O secretário de Agricultura, Luciano Júnior, e o secretário-adjunto da SEMIC, Genildo Souza Cruz, serão os representantes lagartenses na Agência que, além desses dois eixos, também trabalhará os temas agronegócios, infraestrutura elétrica, economia criativa e turismo, envolvendo os oito municípios que compõem o território: Itaporanga d”Ajuda, Salgado, Boquim, Lagarto, Simão Dias, Poço Verde, Tobias Barreto e Riachão do Dantas, além de Lagarto.
De acordo com Luciano, a nova Agência de Desenvolvimento coaduna com a proposta do prefeito Sérgio Reis, de expandir o que Lagarto tem de melhor da sua cadeia produtiva. “A nossa ideia é tornar o nosso município uma referência e compartilhar as nossas experiências com os demais entes, em especial contribuindo nos eixos específicos para os quais fomos eleitos a partir da nossa capacidade técnica e por acreditarmos que o crescimento econômico de toda a região é possível quando se trabalha em conjunto”, disse.
Segundo a consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Sergipe (Sebrae/SE), Adriana Sobral, explicou que a implantação da Agência faz parte de um projeto desenvolvido pelo Sistema, chamado Movimento Líder, focado na sensibilização de lideranças da iniciativa privada, pública e do terceiro setor para que eles pensem em conjunto.
“Um dos principais objetivos do Movimento Líder é a criação de uma agência que vise fomentar esse desenvolvimento dentro do local onde ela está sendo formatada. No caso do Centro-Sul sergipano, a institucionalização ocorreu no dia 23 de janeiro deste ano”, explicou.