Prefeitura de Aracaju atua de forma preventiva diante da previsão de maré alta

0
338
Foto: Marcelle Cristinne

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb), prepara a cidade para a maré alta prevista para os próximos dias. Devido ao histórico de décadas de alagamentos causado por edificações construídas abaixo do nível do mar, a Prefeitura já está realizando ações preventivas que possibilitem o escoamento mais breve possível das águas acumuladas nas regiões mais baixas da cidade.

Os picos das marés previstos para sexta-feira (2.2m às 15h21), dia 27; sábado (2.3m às 3h36 e 16h02), 28; domingo (2.4m às 4h17 e 2.3m às 16h41), 29; e segunda-feira (2.3m às 4h58 e 2.4m às 17h19), 30; estarão acima da média.

O secretário municipal da Defesa Social e Cidadania e coordenador do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura, Luís Fernando Almeida, destaca que a subida da maré é um fenômeno natural e inevitável, mas que pode gerar transtornos em cidades com menos altitude, como a capital sergipana.

“A água ocupa os espaços nesses períodos de marés grandes e a Prefeitura fará tudo o que for possível para minimizar os transtornos. Estamos tomando as providências de limpeza e desobstrução de bocas de lobo para que o escoamento pós enchente seja mais rápido”, garante o secretário.

Devido a isso, desde o início desta semana, a gestão municipal, por meio do Comitê de Gerenciamento de Crise, intensificou as ações preventivas nas imediações da Praça da Imprensa e das avenidas Acrísio Cruz e Anísio Azevedo, localizadas nos bairros 13 de Julho e Salgado Filho. Equipes da Emsurb atuaram na limpeza de canais da região, em parceria com trabalhadores da Emurb, que realizaram a desobstrução de bocas de lobo e recuperação da rede de drenagem, enquanto equipes da Defesa Civil Municipal orientaram moradores e comerciantes da localidade.

Em situações anteriores e semelhantes, a atuação preventiva da Prefeitura de Aracaju favoreceu que as águas escoassem de forma breve, reduzindo os transtornos de mobilidade da população. Nos próximos dias, a orientação à população que reside e transita pelo local cotidianamente é de alerta e, se possível, precaver a circulação no local nos horários próximos à alta da maré. Caso haja alguma necessidade, poderá acionar a Defesa Civil, por meio do número emergencial 199.

Ainda nesta quinta-feira, 26, a Semdec, por meio da Defesa Civil Municipal, emitirá alerta para essas regiões. Nos horários previstos para a alta, agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) estarão na região para monitorar o tráfego e orientar os condutores.

PMA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome