Prefeito apresenta proposta para quitação do salário de dezembro ao Sintese e SindLagarto

0
45

Com o compromisso de manter amplo diálogo com os servidores públicos de Lagarto, o prefeito Sérgio Reis se reuniu, nesta quarta-feira, 5, com os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Pública do Estado de Sergipe (Sintese) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lagarto (SindLagarto). Os encontros tiveram como finalidade apresentar a proposta para quitação dos salários de dezembro, que não foram honrados pela gestão passada.

A solução apresentada pelo gestor aos membros dos sindicatos foi a disponibilização de uma linha de crédito especial, por meio do Banco do Estado de Sergipe (Banese), para o recebimento integral do vencimento referente ao último mês de 2024. A proposta foi recebida com satisfação pelas categorias.

“Foram duas reuniões muito importantes e que demonstraram o nosso esforço para equalizar uma situação que muito nos preocupa, que é a regularização dos salários dos servidores da Prefeitura de Lagarto. Desde que assumimos a gestão estamos concentrados em solucionar essa questão que foi herdada da administração passada e, hoje, avançamos com a apresentação de uma proposta, ao Sintese e ao SindLagarto, para a disponibilização de uma linha de crédito do Banese. Com isso, todos os servidores que não receberam os vencimentos de dezembro poderão acessar os valores na próxima semana, sem parcelamento, de maneira imediata e sem nenhum prejuízo”, afirmou o prefeito.

Transparência

Durante a reunião com o Sintese, a secretária municipal da Educação, Taysa Mércia, explicou por qual motivo os vencimentos não foram creditados nas contas dos professores da rede municipal no final de janeiro, como estava previsto. “Estávamos contando com o desbloqueio do FPM e das contas da Prefeitura para efetuar o pagamento, mas como não ocorreu conforme previsto, buscamos uma nova solução imediata, que é o financiamento. Com essa iniciativa, não só os professores, mas todos os funcionários da rede municipal terão acesso aos seus salários. Além de solucionar essa folha represada, também movimentará novamente o comércio, que foi duramente impactado no final do ano com a ausência do pagamento dos servidores. Ou seja, todo o município será beneficiado”, frisou a secretária.

Delegado sindical do Sintese de Lagarto, Genivaldo Santos, avaliou positivamente a ação do município. “A gente percebe um interesse, uma boa vontade do gestor em quitar esse passivo do ano passado. Em nenhum momento o prefeito falou sobre o parcelamento, ao contrário, ele tem demonstrado o desejo de que esse pagamento seja feito de forma integral, o mais rápido possível. Ele nos apresentou a proposta, justificou que o pagamento não foi feito no dia 31 de janeiro, como foi acordado, porque houve o bloqueio dos recursos e, agora, levaremos essa nova solução para a categoria, através de assembleia. Esperamos que seja resolvido o mais breve possível”, disse.

Da mesma forma, o presidente do SindLagarto, Genildo Batista, elogiou a postura do prefeito Sérgio Reis. “É muito positivo quando o gestor se prontifica a dialogar com as categorias para sanar um problema do município, que é o pagamento do salário de dezembro dos servidores. Nos sentimos agraciados com essa boa vontade”, destacou o presidente informando que a proposta também será apresentada em assembleia geral da categoria, prevista para acontecer nesta quinta-feira, 6.

Envio de projeto à Câmara

Antes de se reunir com os sindicatos, o prefeito Sérgio Reis anunciou o encaminhamento de projeto de lei para a Câmara de Vereadores, em caráter de urgência, concedendo abono especial a todos os profissionais da Prefeitura de Lagarto que não tenham recebido a remuneração referente à dezembro, através do Banese. Com a disponibilização da linha de crédito, de acordo com o gestor, a atual administração honra um compromisso que foi firmado com os servidores e demonstra empenho em regularizar a folha salarial.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome