Na terça-feira, dia 6, foram realizadas duas importantes reinaugurações em Lagarto: o Colégio Estadual Sílvio Romero e a Casa de Cultura Sílvio Romero, com a presença do governador Fábio Mitidieri e diversas autoridades da política. A ausência da prefeita Hilda Ribeiro e do deputado Gustinho Ribeiro gerou especulações nos bastidores da política lagartense.
A falta de comparecimento do casal pode ser explicada pelo fato de a Casa de Cultura ter sido reformada com uma emenda de R$ 3 milhões do deputado licenciado e secretário de Representação de Sergipe em Brasília, Fábio Reis. Vale lembrar que Fábio tem dificuldade para alocar emendas no município devido à sua oposição política.
Outro fator que pode ter influenciado a ausência é o apoio do governador ao candidato à prefeitura de Lagarto, Sérgio Reis, o que está em desacordo com os interesses da atual gestão, que apoia a sobrinha de Gustinho na disputa pela prefeitura.
O distanciamento das reinaugurações também foi interpretado como uma falta de valorização à cultura e identidade lagartense, já que Gustinho e Hilda não tomaram iniciativas para reformar os prédios anteriormente.
A situação chamou a atenção da população e das autoridades presentes, levantando comentários negativos.