PL institui Lagarto como Centro da Agropecuária e dos Esportes Equestres

0
544

O município de Lagarto deverá receber o título de “Centro da Agropecuária e dos Esportes Equestres”. Este é o conteúdo do Projeto de Lei Ordinária Nº 172/2019, aprovado em votação realizada nesta quinta-feira, 20.

O PL é de autoria da deputada Goretti Reis (PSD). Ela explicou que o título promove a cidade como local que poderá receber turistas de todo o Brasil, impulsionando assim a economia local de uma população que tira sua renda das práticas agropecuárias e dos esportes.

“O motivo para conceder este título a Lagarto, cidade que tem perto de 110 mil habitantes, onde quase a metade da população reside na área rural e pela notoriedade a nível nacional das grandes vaquejadas, realizadas anualmente”, falou a parlamentar.

Goretti Reis ainda declarou que as atividades econômicas estão pautadas nos produtos agrícolas, além da criação de rebanhos de gado de corte, ovinos, suínos, equinos e os galináceos. As atividades comerciais são de médio porte e grande potencial de suporte de riquezas e absorção de mão de obra.

“Importante destacar que desde sua fundação, a cidade de Lagarto já havia sido considerada como uma das maiores produtoras de gado do Brasil Colonial, comercializando seus animais para sua própria capitania e para os engenhos da Bahia e de Pernambuco”, acrescentou a deputada.

Ela também salientou que uma das vaquejadas mais tradicionais do país é realizada desde 1963 no Parque de Vaquejada Zezé Rocha, com apresentações de renomados artistas da música brasileira. O evento foi incluído no Calendário Turístico do Estado pela Lei N° 8.278/2017.

“Além disso, dezenas de outros eventos de pequeno e médio porte são promovidos na região pela Associação Lagartense de Vaquejada (ALVA), o que tem contribuído enormemente para a valorização e crescimento do esporte e, em contrapartida, tem possibilitado o desenvolvimento do turismo, cultura, esporte e desenvolvimento econômico em toda a região”, disse.

A propositura foi aprovada em votação nesta quinta-feira, da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome