O deputado federal Fábio Reis (MDB/SE), vice-líder do partido na Câmara Federal, apresentou o Projeto de Lei nº 302/2020, que institui atendimento prioritário aos professores na rede de saúde pública e privada.
De acordo com o parlamentar, a proposta visa garantir atendimento célere aos professores que vivem hoje num cenário insalubre. Fábio Reis destacou que os profissionais da educação têm acúmulo de cargos para ter um salário melhor, vivem em ambiente estressante (em alguns casos, perigoso) e têm sensação de falta de valorização.
“O número de licenças por transtornos mentais e comportamentais vem aumentando ano após ano entre professores, que são os responsáveis pela formação das demais classes trabalhadoras”, lamentou o deputado.
Uma pesquisa online realizada pela Associação Nova Escola com mais de cinco mil educadores, entre os meses de junho e julho de 2018, reuniu informações sobre os problemas de saúde e identificou que 66% dos professores já precisaram se afastar do trabalho por questões de saúde.
O deputado explicou que a adoção de um atendimento prioritário a estes profissionais trará ganhos diretos e indiretos para toda a sociedade. “Teremos professores mais atuantes e saudáveis e haverá menos afastamentos e ausências no setor. Dessa forma, construiremos um espiral positivo em todo o sistema educacional”, disse Reis.
No entanto, o parlamentar reconheceu que o PL por si só não corrige por completo as enormes desvantagens de ser hoje um professor vocacionado no País, mas defendeu que a proposição serve, ao menos, para demonstrar aos profissionais de ensino que o Congresso Nacional continua trabalhando para reduzir as dificuldades que passam essa fundamental categoria.
Lagarto Notícias