O vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju nesta quinta-feira, 22, para questionar a burocratização do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. Na ocasião, o parlamentar relatou sobre a existência de uma “chave de controle” que compromete o encaminhamento de cirurgias em tempo hábil.
“A situação é preocupante, as pessoas estão peregrinando em busca de uma cirurgia. Esta semana recebi uma paciente portadora de uma tumoração grande no útero. Teve sangramentos, dores e já estava há seis meses aguardando a liberação para ser operada. Pasmem, não conseguiu. Tudo por causa dessa famigerada chave que ninguém explica o que é, nem como faz para ter acesso e, assim, liberar o tratamento”, conta Dr. Manuel Marcos.
Na avaliação dele, o referido cenário complica a vida do paciente e ainda fere o direito à assistência médica. “O poder público estadual precisa explicar ao povo o que é essa chave. Tem pessoas morrendo, endividando-se, vendendo os poucos bens que possuem e tendo que recorrer a amigos, num esforço sobre-humano, para pagar um procedimento para não morrer. Não se pode, por excesso de siglas e normas de controle, levar a vida das pessoas a risco”, apela.
Informações FaxAju