Com 56% das intenções de voto, Lula abre 30 pontos de vantagem, em Sergipe, sobre Jair Bolsonaro (PL). É o que indicam os resultados da mais recente pesquisa IPEC, divulgada nesta quinta-feira (22) pela TV Sergipe.
A performance eleitoral do ex-presidente, no entanto, não se reflete no desempenho da candidatura do PT ao governo do Estado. Senador cujo voto foi decisivo para a manutenção do orçamento secreto, Rogério não ultrapassa os 20% das intenções de voto.
A análise da pesquisa IPEC/TV Sergipe mostra, de maneira clara, que o eleitor que declara intenção de votar em Lula não necessariamente votará em Rogério para governador, evidenciando que não há voto casado em Sergipe.
Senador que contrariou a orientação do partido e o discurso do próprio Lula para validar o esquema do orçamento secreto de Bolsonaro, Rogério, além de não nem a metade dos votos do eleitorado lulista, amarga a maior rejeição entre os demais candidatos.
Segundo a bancada do PT no Senado, os que votaram como Rogério, pela aprovação do orçamento secreto, “institucionalizam a corrupção e o toma lá, dá cá”. Contrariado com a posição do senador petista, o diretório nacional destacou que a orientação do partido foi de “obstrução e voto contrário ao orçamento secreto”.
“Nós estamos falando da ordem de R$ 17 bilhões livres para essas emendas [de relator]. Votamos contra por considerar que essa é a antessala do semipresidencialismo implementado à marreta, em meio ao casuísmo e fisiologismos do mais alto grau”, criticou duramente o senador Jean Paul Prates (PT-RN).
A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro em 32 municípios sergipanos e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe sob o protocolo SE 02694/2022, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 00708/2022.