No dia mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), o deputado Paulo Júnior, do Partido Verde, propôs a criação de uma frente parlamentar para discutir forma de prevenção das mudanças climáticas. O parlamentar enfatizou a necessidade a nova agenda ambiental e citou o ocorrido no Rio Grande do Sul, onde mais de 80 mil pessoas estão desabrigadas por conta das enchentes.
Para o parlamenta é fundamental acelerar todas as medidas para o enfrentamento das mudanças climáticas de acordo com as normas convencionais, constitucionais e infraconstitucionais do sistema jurídico nacional.
“O Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico (GAEMA ) do Ministério Público Estadual elaborou um oficio ao governador. Pela importância do mesmo e do tema, é que eu venho a essa tribuna propor que essa Casa Legislativa crie uma comissão especial, ou uma Frente Parlamentar, para debatermos acerca de políticas públicas para a prevenção de enchentes e de catástrofes climáticas em nosso estado”, disse.
“As mudanças climáticas podem nos afetar diretamente, como já ocorre em alguns bairros da capital e algumas cidades do interior que já sofrem com inúmeras inundações e alagamentos. Dessa forma, proponho que seja criada essa comissão ou Frente Parlamentar e que essa Casa exerça o seu papel em defesa da sociedade sergipana, qual seja, legislar na prevenção das mudanças climáticas”, declarou.
Foto: Jadilson Simões / ALESE