Neste final de semana, você deve visto algo, seja pelo Whatsapp ou pelo Facebook/Instagram, sobre a polêmica que envolveu o jornalista Dênison Ventura e a Esfiharia Planet. O que ninguém imaginava é que a repercussão seria gigantesca.
Para quem não está a par da situação, tudo começou com o pedido da Esfiharia ao jornalista em divulgar seus produtos nos stories dele. Além da recusa, Dênison justificou o ato citando seu currículo com 4 pós-graduações, mestrado, etc., sendo que dessa forma seria impossível usar sua imagem para divulgar esfihas.
Talvez, nem Denison, nem o dono da Esfiharia Planet, soubesse do poder que as mídias sociais tem. Em pouco tempo, os prints desse diálogo foram compartilhados em grupos de Whatsapp, grupos de Facebook, posts no Instagram e tweets. Muita gente se solidarizou e a esfiharia passou de 1300 para 99 mil seguidores (até a conclusão desse artigo), além de bater recorde de pedidos. Há postagens com quase 7000 comentários! Até o Hugo Gloss comentou!
Se para a empresa, valeu a máxima que “há males que vem para o bem”, para o jornalista, o mesmo vai custar um pouco mais. Dênison errou? Sim, errou! Ele poderia ter sido mais sucinto na resposta, dizer apenas que não faz esse tipo de divulgação, e por fim, agradecer! Dessa forma, tal repercussão não teria acontecido! Mas, não dá para negar também que o massacre que ele recebeu nas redes sociais foi desproporcional ao erro! Teve gente que desejou sua morte ou ainda que ele ficasse doente com o corona vírus! Eu não desejaria isso ao meu pior inimigo, quanto mais a um jornalista inteligente, colega de comunicação e com vasta experiência no mercado! Infelizmente, rede social é considerada por muitos como terra de ninguém, ou seja, não há regras, e cada um pode falar o que bem entender. Ele se retratou e até publicou um vídeo com um pedido de desculpas, dizendo inclusive, que o dono da esfiharia foi seu aluno.
Por essa razão, esse mal virá para o bem com um pouco mais de tempo para que Dênison assimile e perceba o que as redes sociais são capazes de fazer. Dificilmente, ele fará isso outra vez! Um novo caminho ele irá trilhar até que as pessoas esqueçam o ocorrido e não o associem mais como o “cara que humilhou a esfiharia”. Competência, ele tem! Agora é hora de andar para frente e seguir a vida. E quem sabe esse recomeço, possa ter um delicioso sabor de uma esfiha!
Thiago Jacaúna
Gestor de mídias sociais
Instagram: www.instagram.com/thiagojacauna.midiassociais