Após a entrega de doses da vacina pelo Governo de Sergipe, a Prefeitura de Cedro, através da Secretaria Municipal da Saúde iniciou nesta quarta-feira, 20, a primeira fase de vacinação contra a Covid-19. Os imunizantes serão aplicados nos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à doença.
Em Cedro, quem recebeu a 1ª dose da vacina foi a auxiliar de serviços gerais, Maria Aparecida dos Santos, ela foi a primeira pessoa a ser contaminada pelo vírus. Em seguida, a segunda pessoa a receber a vacina foi a médica da Estratégia de Saúde da Família, Dra. Celina e a terceira pessoa foi a agente comunitária da saúde, Jonedir Rocha.
“A vacina renova a esperança do povo cedrense. As doses virão por etapas, por isso é fundamental que todos mantenham o uso da máscara, a higienização e o distanciamento social. Tão importante quanto à vacina, são os cuidados que devemos tomar”, disse a prefeita Layana Costa.
A solenidade de início da campanha foi realizada na Clínica de Saúde da Família Juraci Ramos Rocha e contou com a presença da prefeita, Layana Costa, do secretário municipal da saúde, Danilo Morais e servidores da Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cedro elaborou, nesta terça-feira, 19, o Plano Municipal de Vacinação da Covid-19 e está preparada para as próximas etapas da Campanha Nacional de Vacinação. Em Cedro, o plano de vacinação foi baseado em princípios similares aos estabelecidos pela OMS, bem como nas considerações sobre a viabilização operacional das ações de vacinação. Dessa forma, para efetivação da campanha houve a priorização dos trabalhadores da saúde que se encontram entre os grupos mais expostos ao vírus, os grupos de maior risco de agravamento e óbito e a situação epidemiológica.
1ª fase
– Trabalhadores da saúde
– Pessoas de 80 e mais
– Pessoas de 75 a 79 anos
– Pessoas de 70 a 74 anos
– Pessoas de 65 a 69 anos
– Pessoas de 60 a 64 anos
– Pessoas com comorbidades
– Professores
– Profissionais das forças de segurança e salvamentos