Manifestações culturais de Lagarto são destaque em documentário que tem como foco a Sergipanidade

0
18

Lagarto está entre as dez cidades escolhidas para o documentário “Sergipanidades”, da diretora Carol Mendonça, por se destacar pelas suas representações históricas, culturais e gastronômicas, a exemplo do Parafuso e do arroz de galinha. A equipe responsável pela produção do documentário foi recebida pelo secretário Municipal de Cultura (SECULT), Nenê Prata, para realizar as primeiras gravações.

Segundo o secretário, a presença da cultura lagartense no documentário reforça a importância significativa do município. “A escolha de Lagarto para a série ‘Sergipanidades’ é motivo de bastante alegria para nós cidadãos lagartenses, assim como gestão municipal. Desde quando assumimos a Prefeitura, no início de janeiro, começamos um trabalho de implantação de idealização de novos projetos e de novas ações que impactarão diretamente neste nicho, que é a nossa cultura e as nossas tradições locais”.

A diretora de gravação do documentário, Carol Mendonça, expressou o desejo de que, a partir da produção do documentário “Sergipanidades”, o Governo Municipal siga investindo nas culturas tradicionais locais e valorizando o trabalho dos artistas do município. “Eu sei que a gestão do prefeito Sérgio Reis tem uma visão sensível para os grupos folclóricos, porque sem cultura uma comunidade não existe, e o pensar em alternativas de investimentos só tende a fortalecer as manifestações e o turismo local”, explicou.

Para a diretora executiva do projeto, Cacilda de Jesus, o documentário tem como finalidade incentivar a valorização dos pontos da cultura lagartense que ainda não são conhecidos pela maioria da população. “Lagarto se destaca por ser uma cidade rica em representações culturais, com grandes vultos históricos. Para isso, escolhemos três elementos locais importantes para contar no episódio: o historiador Floriano Fonseca, o Parafuso, que podemos destacar como a maior representação cultural, e o arroz de galinha, que praticamente só é encontrado aqui”, disse Cacilda.

A série

“Sergipanidades” é uma série composta por histórias de dez municípios sergipanos, contadas a partir da jornada de descobrimento de um matuto, interpretado pelo ator César Leite, que resolve conhecer o estado. Ao chegar em determinado local, ele se encanta e começa a conversar com os personagens e conhece a sua história.

“No caso de Lagarto, a gente escolheu os Parafusos e o arroz de galinha pela sua importância cultural e para valorizar ainda mais essas tradições locais. Nós queremos que essas manifestações se perpetuem para que outras gerações possam manter viva essa manifestação”, enfatizou Cacilda.

Para a presidenta da Associação Folclórica de Lagarto, Maria Ione do Nascimento, “é muito importante ter o Parafuso como manifestação folclórica que representa a nossa cidade, assim como o estado de Sergipe. O Parafuso é um patrimônio municipal e estadual, e a gente fica muito feliz em poder manter viva essa tradição que já atravessou várias gerações e é secular. Por isso, é muito importante documentar isso para o futuro. A gente fica feliz demais de poder fazer parte dessa história, que é nossa propriamente dita”, disse.

O documentário foi contemplado por meio da Lei Paulo Gustavo, e tem como ator principal César Leite, com seu burrinho e sua boneca Genoveva. A direção de gravação é de Carol Mendonça; fotografia de Beto Martins; direção executiva de Cacilda de Jesus.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome