O radialista Lucas Brasil, da Eldorado FM, foi condenado pela Justiça Eleitoral de Lagarto/SE por veicular informações falsas em seu programa “Rádio Verdade”. A decisão foi tomada após uma representação movida pelo Partido Social Democrático (PSD) do Diretório Municipal de Lagarto, que alegou a prática de propaganda eleitoral negativa e desinformação.
O caso refere-se a uma transmissão realizada em 31 de julho de 2024, a qual Lucas Brasil fez declarações criticando à família Reis, e os acusou de prejudicar pais de família em Lagarto, atribuindo-lhes o desemprego de mais de mil pessoas. A Justiça entendeu que as declarações ultrapassaram os limites da liberdade de expressão, configurando propaganda eleitoral antecipada negativa.
A decisão judicial determinou que Lucas Brasil e a Rádio Eldorado, responsáveis pela veiculação das informações, devem pagar uma multa no valor de R$ 5.000,00. A condenação também reconheceu que as declarações foram desrespeitosas e tinham o objetivo de desqualificar adversários políticos.
Veja decisão: Sentença – Rádio Eldorado