O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou nesta quarta-feira, 28, que o município de Lagarto perdeu o título de capital do interior para Itabaiana. Atualmente, Itabaiana possui uma população de 103.439 habitantes, enquanto Lagarto conta com 101.579 habitantes.
A diferença deve aumentar drasticamente devido à má administração da prefeita Hilda Ribeiro, esposa do deputado Gustinho Ribeiro, que corrobora com diversos problemas no município, com falta de ações positivas na educação, saúde, emprego e infraestrutura. Para se ter uma ideia, Lagarto ganhou a reputação de “cidade dos buracos”.
Com isso, muitos lagartenses estão preferindo migrar para outros munícipios ou estados brasileiros, na tentativa de conseguir melhores condições de vida.
Os dados já haviam sido divulgados pelo Censo de 2022, porém a prefeitura de Lagarto tentou contestar o resultado, na tentativa de minimizar a perda do título. No entanto, não foi mais possível ocultar o óbvio: Lagarto deixou de ser a capital do interior depois de décadas.