O Lagarto teve um 2021 com campanha inédita. O Verdão chegou em sua primeira final do Campeonato Sergipano desde a fundação e conquistou vaga em duas competições nacionais, além da preliminar da Copa do Nordeste 2022.
A diretoria do clube apostou em Betinho como técnico para o estadual. O experiente treinador já tinha sido duas vezes campeão pelo Confiança, em 2014-2015, e uma pelo Freipaulistano, em 2019.
Sob a batuta do “monge”, o Verdão venceu os quatro primeiros jogos do Campeonato Sergipano. A primeira derrota foi no Clássico Matuto, quando foi superado por 2 a 0, na quinta rodada da competição. Na primeira fase foram seis vitórias, dois empates e duas derrotas, rendendo o segundo lugar do Grupo B.
O adversário da semifinal foi o Itabaiana. A classificação foi tranquila com duas vitórias por 2 a 0 sobre o Tremendão. Vaga inédita na final e garantia de um bom calendário para o ano seguinte.
Na decisão, o Sergipe. O primeiro jogo teve VAR mas foi repleto de confusão após uma expulsão polêmica do goleiro André Luiz e terminou com a derrota do Verdão por 3 a 1. Na volta, uma vitória por 1 a 0, que não foi suficiente para levar o título para o interior sergipano.
Com o vice-campeonato, o clube garantiu participação na Copa do Brasil e na Série D de 2022. Além disso, o Verdão teve quatro jogadores e o técnico Betinho na seleção do campeonato. O atacante Felipe Alves terminou como artilheiro da competição, o primeiro pelo Lagarto desde a sua criação.
Depois do estadual, a equipe tinha apenas a disputa da Pré-Copa do Nordeste e decidiu utilizar um time sub-20 comandado pelo ex-zagueiro Nivaldo, apenas com o atacante Thiago Santos acima da idade. A equipe foi derrotada por 5 a 0 pelo River-PI e fechou o calendário de competições no mês de outubro.
Em novembro, veio uma notícia não muito agradável. O Lagarto informou a saída da família do jogador Diego Costa da gestão do clube. Segundo o comunicado, a decisão foi tomada por motivos pessoais. Marcos Vinicius, que era diretor do clube, foi a pessoa escolhida para comandar a gestão da equipe, ao lado do presidente Robson Santos e demais membros da diretoria.
Em 2021, o Lagarto ainda apresentou um novo escudo, o segundo modelo na história de 11 anos do clube. Segundo comunicado enviado pela assessoria de comunicação lagartense, a mudança não foi brusca, e agora o escudo está “mais bonito e moderno, mas sem perder a essência de sua tradição”.
Antes de o ano terminar, Betinho foi confirmado como treinador para mais uma temporada. O Verdão já anunciou alguns jogadores e tem o início da pré-temporada marcado para 27 de dezembro.
Na temporada, foram 15 jogos, com nove vitórias, dois empates e quatro derrotas. O aproveitamento foi de 64,4%. Foram 25 gols marcados e 16 sofridos, um saldo de nove pró.