Lagarto comemora 141 anos de história

0
1547

O município de Lagarto comemora nesta terça-feira, 20 de abril, 141 anos de história. Esse ano devido à pandemia do Novo Coronavírus não haverá comemorações em homenagem ao aniversário da cidade.

O professor e historiador, Claudefranklin Monteiro, destacou ao PLN um pouco da trajetória da Cidade Ternura.

Em seus estudos, por recomendação do professor Fernando Soutelo, Claudefranklin chegou a conclusão que a cidade de Lagarto nunca se emancipou já que não pertencia a nenhum território. “Essa história de Emancipação Política não existe, inclusive já foi retificado por lei municipal. Lagarto nunca se emancipou. O que houve no dia 20 de outubro de 1880 foi a elevação de Vila à condição de cidade. Para comemorar emancipação, Lagarto teria que ter surgido de outro território, se desmembrado. Como aconteceu com Riachão, por exemplo, que surgiu do desligamento de Lagarto. Desde a doação da sesmaria, em 1596, Lagarto nunca se desmembrou de nenhum território. Pelo contrário, perdeu”, destacou o historiador.

Segundo o historiador, a Lei Municipal nº 640 de 11 de maio de 2015, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Lagarto, institui o dia 20 de abril de 1880 como data de aniversário da cidade. O PL foi aprovado após envio de requerimento de Claudefranklin, em 2014, ao parlamento municipal.

Ainda segundo Claudefranklin Monteiro, a colonização das terras de Lagarto aconteceu no século XVIII, após a chegada de um novo grupo de colonos, que deu origem às fazendas de gado e aos engenhos. Existe a tese de que Lagarto nasceu no povoado Santo Antônio, há seis quilômetros da atual sede do município, onde ainda existe o marco inicial erguido próximo à capela que leva o nome do povoado.

No início dos anos 1970, por iniciativa do historiador Adalberto Fonseca e contando com o apoio do Prefeito José Ribeiro de Souza, uma série de ações foram engendradas para dar a Lagarto suas características identitárias. Para tanto, foram criados hino e bandeira. Além disso, um decreto municipal número 41, de 1971, estabelecia o dia 20 de abril como sendo feriado em comemoração a sua emancipação política.

Terceiro município

Lagarto é o terceiro município mais populoso de Sergipe e polo da região centro-sul do estado. É a maior cidade do interior, com uma população estimada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 104 408 habitantes.

Lagarto é pujante na economia, agricultura, educação, literatura, religião, futebol e política. Também é conhecida pela sua contribuição cultural, através de personalidades lagartenses que se tornaram intelectuais de renome nacional a exemplo de Sílvio Romero, Laudelino Freire e Aníbal Freire.

Ainda podemos destacar a fundação da Academia Lagartense de Letras, em 2013, o Grupo Folclórico Parafusos, a tradicional Silibrina, o desfile de 7 de Setembro e a Festa da Piedade.

O lagartense tem uma fé fervorosa quanto ao catolicismo e a paróquia que foi criada em 11 de dezembro de 1679. A paróquia tem como padroeira Nossa Senhora da Piedade, com marcas identitárias muito profundas. Presente dos Carmelitas, após invocação para cura de uma moléstia.

A padroeira deu nome ao lugar até o dia 20 de abril de 1880, quando passou a ser apenas cidade de Lagarto. Com o passar dos anos, essa fé católica se cristalizou e mesmo com a chegada de outros seguimentos religiosos e até agnósticos, segue não somente sendo a maioria, em números, mas em capital símbolo e representativo.

Origem do nome

A origem do nome do município é atribuída a uma pedra em formato de réptil, mas através de pesquisas foi descoberto que o nome está relacionado às origens familiares.

Fonte Lagarto Notícias

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome