Jucese comemora 126 anos com o melhor tempo de abertura de empresas do Brasil

0
174
Foram abertas mais de 4.600 empresas em Sergipe até outubro de 2023, com o tempo médio de 6 horas

A Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), está completando nesta quarta-feira, 8, 126 anos de serviços prestados à sociedade sergipana com grandes avanços e conquistas. Ao longo dos últimos meses, a Jucese aperfeiçoou e implantou serviços e canais de comunicação aos seus usuários, resultando em maior agilidade e segurança nas tramitações de processos, e o mais importante, contribuindo com a simplificação e desburocratização do registro empresarial para melhoria do ambiente de negócios no estado.

O resultado desse empenho são os números expressivos no registro mercantil. A Jucese atingiu suas metas e durante todo o ano liderou o ranking nacional de agilidade na abertura de empresas. Foram abertas mais de 4.600 empresas em Sergipe até outubro de 2023, com o tempo médio de 6 horas para a constituição. Se comparado ao mesmo período do ano passado, onde foram abertas 4.220 empresas, é possível analisar uma crescente nas constituições empresariais.

As inovações, como o registro automático e assinatura eletrônica de documentos, também contribuíram para esses resultados. Em 2022, o tempo médio total para abertura de uma empresa foi de 13 horas, reduzido para menos da metade em 2023.

Atuação

Além do papel de formalizar a constituição, alteração, dissolução e extinção de empresas, a Juntas Comerciais concedem a matrícula de leiloeiros, tradutores públicos, intérpretes comerciais, entre outros ofícios tradicionais.

As instituições centenárias têm assumido a liderança na modernização do ambiente de negócios do país. Ao tornar a abertura de empresas cada vez mais célere, com tramitação inteiramente online dos registros mercantis, as Juntas contribuem com a atração de investimentos.

Ineditismo

O ano de 2023 também marca a primeira vez que uma mulher assumiu a presidência da Jucese, estando à frente da gestão do órgão de registro mercantil do estado.
Matéria para ser veiculada no dia 08 de novembro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome