O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou nesta segunda-feira, 4, uma coleta da especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios com ênfase na pandemia de coronavírus e os efeitos no mercado de trabalho.
O órgão informou que as entrevistas duram cerca de 10 minutos e serão feitas por telefone e envolvem cerca de 35 pessoas atuando diretamente na coleta e na supervisão dos dados, em Sergipe. O trabalho é resultado da parceria entre IBGE e Ministério da Saúde.
“Essa pesquisa é extremamente importante porque ela permitirá identificar quantas pessoas tiveram sintomas de Covid-19, mas não foram ao hospital ou não tiveram diagnóstico confirmado. Com esses dados, podemos estimar melhor o número de pessoas que ficaram em casa, as subnotificações da doença e a influência no mercado de trabalho”, explica Leonardo Souza Leão, coordenador da pesquisa em Sergipe.
A identidade dos entrevistadores pode ser confirmada através do site do IBGE informando matrícula no serviço público federal, RG ou CPF do agente de pesquisa. Em horário comercial, também é possível fazer a confirmação também pelo telefone 0800 721 8181.
Perguntas
Os moradores dirão se, em período recente, apresentaram sintomas como febre, tosse ou dificuldade de respirar. Também dirão se foram submetidas a internação por conta desses sintomas e se, durante a internação, precisaram ser sedadas, intubadas ou colocadas em respiração artificial com ventilador. Nos casos em que o morador tiver apresentado sinto, mas mas não tiver se deslocado a uma unidade de saúde, será perguntado se recebeu a visita de um profissional de saúde em casa ou se tomou algum medicamento, com ou sem orientação médica.
Fonte: G1SE