O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh) deu início nesta quarta-feira, 20, a programa de imunização contra a COVID-19, envolvendo inicialmente colabores que atuam na linha de frente do combate à pandemia, como também profissionais que atuam no eixo-crítico da unidade hospitalar, como UTI Geral e Alas Amarela e Vermelha.
O imunizante foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto dada à condição do HUL de hospital que vem atuando desde o primeiro momento no enfrentamento à pandemia. Iniciativa contempla também outras unidades de saúde do município que também estão atuando no combate ao Coronavírus.
A primeira profissional do HUL a tomar a vacina foi a enfermeira Iraciuda Correia, que atua na Unidade de Doenças Respiratórias do hospital (Ala Covid). Em seguida, da mesma unidade, receberam a primeira dose o médico Rafael Aguiar, a técnica de enfermagem Amanda Lisboa, o fisioterapeuta Saulo Ramos Silva e a terapeuta Ocupacional Adriana Gomes.
“O sentimento é de agradecimento aos profissionais que estão à frente desta luta e que neste momento são reconhecidos por todo o esforço e dedicação sendo os primeiros a serem vacinados”, ressaltou na oportunidade o superintendente do HUL, professor Manoel Cerqueira Neto. “Hoje certamente é um dia marcante para todos nós”, disse.
Isso demonstra a concretização da união do trabalho incansável e incessante dos pesquisadores, como também dos governos federal, estadual e municipal em tornar o sonho tão desejado da vacinação possível”, observou.
“Gostaria de agradecer pela parceria e reconhecimento do município ao papel e atuação do HUL neste momento tão crítico para todos nós com a pandemia”, destacou o gerente de Atenção à Saúde do hospital, dr. Érico de Pinho. “Um quantitativo de doses que com certeza vai dar uma boa proteção e maior segurança aos nossos colaboradores”, disse.
“É um momento histórico para o nosso município”, observou Poliana Ribeiro, secretária de Saúde de Lagarto. “É uma esperança que surge não só em Lagarto, mas no Brasil com essa liberação das vacinas”, disse. “É um momento de agradecermos não só ao SUS, mas a todos os profissionais que têm se empenhado aqui no hospital neste quase um ano de pandemia”, pontuou.