Empreendedores, pesquisadores, autoridades e especialistas ligados à área de tecnologia e inovação estiveram presentes, nesta sexta-feira (3), ao evento de lançamento da segunda edição do Programa Centelha em Sergipe.
A programação, realizada no Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), marca a abertura do edital, que é conduzido no estado pelo Governo de Sergipe por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE).
O Centelha tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador. Com esse intuito, o programa visa incentivar a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país, motivando a geração de ideias. O recurso global destinado ao financiamento é de R$ 1,2 milhão, com incentivo superior a R$ 53 mil por projeto. Até 23 propostas podem ser contempladas pelo edital.
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinam a realização do Programa. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI também são parceiros na iniciativa.
Durante o lançamento, o diretor-presidente da Fapitec, Ronaldo Guimarães, destacou a importância do edital no suporte ao desenvolvimento do setor em Sergipe. “O Centelha é um programa gerador de oportunidades. Nós temos diversos programas de benefícios sociais em nível de Brasil, nos estados, mas o Centelha é um programa que tem uma capilaridade muito grande, porque consegue abranger diversos setores da economia e consegue chegar a quem não tem acesso a crédito. É uma ideia fantástica”, afirmou.
“O Centelha é uma importante ferramenta de propulsão ao empreendedorismo no estado. É um programa que se alinha ao compromisso do Governo de Sergipe com a promoção do desenvolvimento por meio da tecnologia e inovação”, pontuou o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Carvalho.
Apoio
O diretor-presidente do SergipeTec, Eduardo Prado, ressaltou a relevância dos trabalhos desenvolvidos com o suporte do programa. “É um programa que traz bons frutos para o estado. O papel institucional da Fapitec é extremamente relevante, como uma fundação de apoio à pesquisa. Assim como o Parque Tecnológico, é um agente com veia forte para o empreendedorismo e inovação”, disse.
“Tenho muita satisfação em estar participando desse momento feliz para a tecnologia no estado e dessa iniciativa maravilhosa que é o Centelha. A criação do nome, inclusive, é muito acertada, porque é o ponto de partida para a inovação e o empreendedorismo digital”, afirmou o deputado federal e presidente do Sistema Fecomércio, Laércio Oliveira.
O superintendente do Sebrae/SE, Paulo do Eirado, também falou sobre o lançamento do Centelha II. “A melhor venda que uma empresa faz é a segunda venda ao cliente, e hoje estamos fazendo essa segunda venda aqui com o Centelha, porque a primeira deu certo e retornamos com a construção desse segundo edital”, enfatizou.
“A Universidade Federal de Sergipe (UFS) se orgulha muito de ter participado da primeira edição do Centelha. Nós tivemos 23 empresas selecionadas, sendo que 14 são oriundas do grupo da UFS, sejam com alunos de graduação, pós-graduação ou pessoas da universidade. A gente quer cada vez mais se aproximar da sociedade, e ações como essa auxiliam nesse nosso desejo”, manifestou o professor Antônio Martins, da UFS.
Também participaram da solenidade o representante da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), José Ricardo de Santana; o reitor da Universidade Estácio, Adriano da Silva; e o representante do Tiradentes Inovation Center, Marcelo Dósea, entre outras autoridades.
Centelha
As inscrições do Programa Centelha II em Sergipe prosseguem até 25 de janeiro de 2022. Para ter acesso ao edital, basta entrar no site da Fapitec, no menu Editais Abertos. O documento apresenta os critérios, as temáticas e setores prioritários e o cronograma detalhado da seleção.
Mais informações podem ser encontradas no site do Centelha, no endereço programacentelha.com.br. No mesmo link, é possível conferir as ideias inovadoras contempladas na primeira edição do programa.