Umas das bandeiras levantadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, a reforma da tributária tem gerado polêmica entre adeptos e oposicionistas. Tendo em vista essas discussões acerca da propositura do ministro, a Câmara dos Deputados se antecipou ao governo e irá apresentar uma Proposta de Emenda Constitucional da reforma.
A articulação teve início após uma reunião entre líderes de partidos e o economista Bernard Appy, do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF). As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo
O deputado federal Baleia Rossi (MDB) é o autor da proposta, que afirma ser essencial para um efeito positivo sobre o PIB. “Precisamos simplificar e dar mais condições para que toda sociedade seja beneficiada: empresariado, trabalhadores e o próprio governo, que tem um desafio fiscal enorme nos próximos anos”, afirmou.
Sobre o andamento da reforma da Previdência, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), disse que a proposta de reforma tributária não atrapalha. “Nós vamos avançar na reforma tributária depois de aprovada a reforma da Previdência”, explicou Maia.