Governador participa de encontro com Secretarias da Assistência Social dos municípios sergipanos

0
301

Nesta segunda-feira, 13, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, juntamente com a primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania de Sergipe (Seasc), Érica Mitidieri, participaram do Encontro de Secretários e Secretárias Municipais de Assistência de Sergipe, promovido pela Seasc. O objetivo do encontro é promover o diálogo e integração entre as equipes da Assistência Social dos municípios, além de apresentar as equipes de referência e programa estaduais.

Além de Fábio e Érica, compuseram o dispositivo da solenidade a superintendente da Assistência Social, Roberta Salgado; a superintendente de Inclusão e Cidadania, Ana Lúcia Aguiar; e a coordenadora do Programa Primeira Infância, Aline França. A abertura do encontro foi feita pela primeira-dama e secretária da Seasc, Érica Mitidieri, que também conduziu a apresentação da equipe da secretaria.

Érica desejou boas-vindas aos participantes e reforçou o compromisso do governo em oferecer dignidade à população que vive em situação de vulnerabilidade social. “Hoje é um dia muito feliz para mim, estou iniciando uma jornada desafiadora, mas é uma jornada que vem com propósitos sociais para o nosso povo. E um desses propósitos é construirmos juntos a transformação na vida das pessoas, de cada sergipano que está em vulnerabilidade social e que precisa de nós. Foi por isso que eu aceitei esse desafio ao assumir esta secretaria porque, por meio dessa estrutura de assistência que temos no estado, identificaremos o que o povo mais precisa. A casa da Assistência Social é a casa do povo, é onde cada um de nós temos a responsabilidade e o comprometimento de trabalhar para chegar até aquela pessoa lá na ponta que não está sendo vista”, afirmou, ao ressaltar a relevância do trabalho do assistente social.

Entre as ações propostas pela Assistência do estado estão programas voltados à segurança alimentar, políticas de combate ao racismo, à inclusão social e cuidado dos idosos e crianças, principalmente a primeira infância.

Érica também mencionou a busca por recursos junto ao Governo Federal. “Estamos trabalhando há quase 45 dias, mas já começamos a movimentação interna e externa buscando parceria com senadores e deputados federais. Semana passada estive em Brasília pedindo apoio através de emendas parlamentares para o Cadastro Único, solicitei também o apoio para compra de estações de informática para auxiliar na estruturação, seja de conselhos e de equipamentos da assistência social e de outras coisas para assistência social. Juntos, estado e município, chegaremos até aqueles que não estavam sendo vistos nem acolhidos. Este é o nosso dever e nossa responsabilidade conjunta. Juntos, vamos melhorar a vida de cada cidadão sergipano que precisa de nós”, enfatizou.

Integração

De acordo com Fábio, o encontro tem o papel de promover a integração entre as secretarias de Assistência Social dos municípios, possibilitando o alinhamento, a fim de fazer com que as políticas públicas falem uma única língua e beneficiem a população que mais precisa. “Dessa forma, cuidamos do nosso povo, beneficiando quem está lá na ponta. Ampliaremos os programas de transferência, de qualificação, a exemplo do Programa Mão Amiga para os rizicultores e o cadastro das mães solo, em harmonia com uma política transversal com outras secretarias, como a do Trabalho, por exemplo, para possamos aproximar o governo cada vez mais de quem mais necessita”, frisou.

Fábio também falou sobre a importância da parceria com a Assembleia Legislativa e com o Governo Federal para a execução dos projetos sociais em benefício da população sergipana. “Todos os projetos passam pela Assembleia Legislativa, que é uma força muito grande nesse processo. Da mesma forma, o Governo Federal, onde temos vários programas com recursos federais. Temos apresentado em Brasília a necessidade de ampliação em algumas áreas e a gente tem uma excelência receptividade. O nosso foco é transformar o possível no mais próximo do ideal, e levar cada vez mais o braço do Governo e da assistência do governo para quem mais precisa”, disse.

Ele destacou que são várias as áreas que englobam a Assistência Social, como as políticas de combate à fome, cuidado com as vítimas de violência doméstica e os programas de apoio à pessoa com HIV. “Precisamos mudar essa realidade e fazer com que os recursos cheguem até ele. Vamos fazer a busca ativa dos programas sociais, com qualificação para dignificar as pessoas, pois não há nada mais dignificante do que o emprego para gerar sustento às famílias e transformar a vida das pessoas para melhor”, afirmou.

Fábio acrescentou que o governo apenas começou, e começou com muita vontade e determinação de mudar a vida do sergipano. “Eu gosto de trabalhar e cobro de todos. Um novo tempo se inaugura e você, Érica, não estará sozinha, porque os secretários executarão os serviços na ponta. Eles precisam de um governo amigo que abraça as demandas dos municípios, e o governo e municípios são uma coisa só. Obrigada por estarem aqui pensando em quem mais precisa. Confie em mim e na minha equipe, pois nós queremos o bem de Sergipe”, concluiu.

Na ocasião, foi entregue o Guia de Acolhimento Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Social.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome