Goretti defende recuperação de unidade móvel do HEMOSE

0
324

A deputada estadual Goretti Reis (PSD) protocolou na Assembleia Legislativa uma indicação para o governo do Estado defendendo a reforma da unidade móvel do HEMOSE (Centro de Hemoterapia de Sergipe) no sentido de que sejam reativadas as atividades de coleta externa de sangue nos municípios do interior do Estado.

Ao justificar sua propositura, a parlamentar coloca que, geralmente, as pessoas só se preocupam com a doação sanguínea quando têm um familiar internado em um hospital ou vítima de um acidente. “A população esquece que a doação de sangue tem que ser algo regular, o que reforça a necessidade de promovermos campanhas de incentivo à doação”.

A deputada ainda acrescenta a importância se ampliar os estoques de sangue nas unidades hospitalares. “É preciso dispor de meios e estratégias que possibilitem aumentar e melhor o acesso de doadores voluntários”.

Goretti reforça que a coleta externa é uma boa estratégia para buscar doadores que não têm tempo de se deslocarem até o Hemocentro. “Para a pessoa que mora no interior se deslocar para a capital tem ainda o aspecto financeiro. Com a unidade móvel fazendo as coletas nos municípios vai estimular mais adesões”.

Por fim, a parlamentar reforçou que a Secretaria de Estado da Saúde, através do HEMOSE, possui uma unidade móvel de coleta que precisa passar por uma reforma para voltar a funcionar e desenvolver suas atividades, coletando materiais em municípios ou locais que não têm hemocentros ou bancos de sangue.

Por Rede Alese

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome