A deputada estadual Goretti Reis (PSD) participou da sessão mista da Assembleia Legislativa, nessa terça-feira (1º), quando destacou a chegada do “Setembro Amarelo”. A parlamentar sugere que o governo do Estado intensifique as campanhas de divulgação do número 188 do CVV (Centro de Valorização da Vida).
“Estamos recebendo materiais da UNALE neste sentido e é uma preocupação nossa porque, infelizmente, os casos de suicídios aumentaram nesta pandemia. Temos um requerimento para o governo pedindo que divulgue mais o número 188 do CVV que funciona 24 horas por dia, para pessoas que não têm com quem conversar e que atravessam um momento de crise, ociosas e vazias. Precisamos ajudar essas pessoas para que elas não cheguem ao extremo”, defendeu a deputada.
Webinar
Goretti destacou ainda o “Webinar” (seminário online em vídeo) com o tema “Violência contra a Mulher e os impactos da pandemia em Sergipe”, uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher. Na sua primeira noite o debate contou com as exposições da delegada de Polícia Civil, Ana Carolina Machado Jorge; da historiadora e advogada Ângela Farias e da deputada estadual do Espírito Santo, Janete de Sá. A advogada da Procuradoria Especial da Mulher, Bartira Maia, atuou como mediadora do debate.
“Foi uma noite muito rica de informações e hoje daremos continuidade e será fornecido o certificado para as participantes. Fizemos todas as divulgações e foi muito positiva essa iniciativa na discussão de um tema de alta relevância”, destacou Goretti, que também registrou a passagem dos aniversários de seu pai e ex-deputado Artur Reis e da deputada estadual Janier Mota (PL).
Artistas sergipanos
Goretti voltou a chamar a atenção dos gestores competentes para a situação dos músicos sergipanos que precisam que as Secretarias de Cultura elaborem um plano de ações para atenderem as etapas do Ministério do Turismo do governo federal, que vai disponibilizar recursos para esses artistas no pós-pandemia. “Tem uma série de protocolos e editais que precisam ser viabilizados até o dia 11 de setembro, caso contrário, vão inviabilizar o repasses dos recursos”, alertou, destacando a campanha de doação de sangue que será realizada pelos artistas, nesta quarta-feira (2), no Hemose, ajudando a salvar vidas.
CIA de Artes
Goretti também saudou os integrantes da Companhia de Artes (CIA) Alese pelo aniversário de cinco anos. “Parabenizar a CIA de Artes que faz um trabalho muito bonito que leva as informações dentro das manifestações artísticas, levando uma mensagem leve para o processo de aprendizagem. Temos que parabenizar por esse trabalho”.
Fonte: Alese
Foto: Jadílson Simões