Nesta sexta-feira, 19, os candidatos ao governo do Estado Fábio Mitidieri e vice Zezinho Sobral visitaram a 9ª Feira Agropecuária do Estado de Sergipe (Faese), no Parque de Exposições João Clophas. Fábio recebeu documento com solicitações do setor e falou sobre as propostas do seu Plano de Governo para a área, como a construção de adutoras para o Sertão.
Na ocasião, Fábio participou de gravação de programa para canal no Youtube da Faese, com o presidente da Instituição, Ivan Sobral.
“Vamos fazer concurso para Emdagro e modernizar a Cohidro para transformar nosso agronegócio, do pequeno ao grande produtor. 8% de nosso PIB já é do agronegócio e precisamos fomentar ainda mais. Precisamos ser parceiro do produtor. Por exemplo, temos as queijarias e a produção de leite e precisamos auxiliar o setor a se tornar competitivo em outros mercados. Para isso, vamos transformar o Banese em fomentador”.
O candidato do PSD falou sobre o projeto de implantação do Programa de Desenvolvimento Agroindustrial de Sergipe (PRODAI), com política focada no fomento e na atração de empresas de beneficiamento e estímulo ao fortalecimento das cooperativas agrícolas e benefícios específicos para empreendimentos que contribuam com o aperfeiçoamento e profissionalização do agro sergipano e investir no fortalecimento e na ampliação da cadeia industrial de citros, milho, leite e coco.
Fábio respondeu ainda sobre programas de capacitação do produtor, incentivo a carcinicultura, investimento em tecnologia, citricultura, rizicultura, milho, segurança.
“Quando eu falei fortalecimento do setor para geração de emprego, de renda, estou falando de fortalecimento da Secretaria de Agricultura, aproximar, cada vez, o órgão do produtor. O agricultor, o criador, o produtor rural vai ter um governador parceiro”.