Nos primeiros vinte dias do mês de setembro, o Projeto Eleitor do Futuro atendeu cerca de 300 alunos do ensino fundamental, médio e jovens aprendizes. O programa esteve na Casa Santa Zita, no Colégio Estadual João Costa, no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), entre outras instituições de ensino. Os servidores Cármen Luiza, Lídia Cunha,André Frossard e Amanda Souto ministraram as palestras.
Um dos focos do programa é despertar o interesse pelo exercício da cidadania. Nesse sentido, discutiu-se a conceito ampliativo de democracia, a segurança das urnas eletrônicas, o combate à desinformação, o alistamento eleitoral, Partidos Políticos, entre outros tópicos relevantes. Contou-se também um pouco da história da Justiça Eleitoral e da evolução das urnas.
De acordo com Lídia Cunha, a discussão foi muito produtiva. “Houve excelente participação dos estudantes. Os coordenadores desses educandários ficaram entusiasmados e solicitaram retorno imediato da equipe da Escola Judiciária com o programa”, disse.
O projeto Eleitor do Futuro
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), oferece o programa, intitulado Eleitor do Futuro, voltado aos alunos do ensino fundamental e do médio. O projeto objetiva despertar o exercício da cidadania, que vai além do ato de votar, esclarecer dúvidas no que diz respeito ao processo eleitoral e às ações do Tribunal, além de fortalecer o conhecimento sobre a história das eleições e da Justiça Eleitoral brasileira.
As escolas interessadas em participar do programa devem entrar em contato com a Escola Judiciária Eleitoral pelo e-mail ejese@tre-se.jus.br ou pelo telefone (79) 3209-8643.
TRE