Em Lagarto, indignação após curto prazo para pagar IPTU e aumento da taxa

0
386

O prazo para pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) está indignando comerciantes e moradores em Lagarto, depois que a prefeita Hilda Ribeiro deu até o dia 31 de janeiro para que o pagamento em cota única tenha direito a receber desconto. Em outros municípios sergipanos, por exemplo, o prazo foi prolongado até março.

Algo que também é motivo de revolta, é o aumento no valor do IPTU. Em 2022, a cobrança foi de R $297 reais, em 2023 passou para R $345,87 reais. Ou seja, entre um ano e outro, o valor foi acentuado em 16,43%. Acréscimo considerável e que vai pesar, principalmente, no bolso dos comerciantes que já pagam taxas mensais ao município, como o Imposto Sobre Serviços (ISS).

Diante da problemática, uma empreendedora lagartense desabafou nas redes sociais. “Um aumento de 16,43% numa taxa em um cenário de faturamento, fiscal e tributário igual ao exercício de 2022. Gostaria muito que alguém em respeito aos empreendedores, viesse a público justificar para nós o porquê disso. Afinal, deve haver um porquê né? Ou alguém amanheceu e resolveu aumentar os impostos? Por essas e outras que pequenas empresas não sobrevivem no Brasil. Uma taxa de localização e funcionamento de uma microempresa mais cara que o IPTU de um imóvel. Pagamos ISS para o município todo mês, sem qualquer incentivo fiscal e me vem uma taxa dessa”, pontuou.

E não para por aí. Será que os valores arrecadados do IPTU estão produzindo seus efeitos na cidade ou apenas cobranças e ninguém sabe para onde vai o dinheiro? Para sanar tais dúvidas, basta visitar as escolas municipais da cidade, que até falta de vigia ocorre, devido ao quantitativo colossal de exonerações no município, pós-eleição, além das péssimas estruturas. Saúde? Há denúncias de casos de idosos com cegueira por não conseguir tratamento adequado e falta de seringas para que os diabéticos possam aplicar insulina, entre outros absurdos promovidos pela gestão da família Ribeiro na prefeitura de Lagarto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome