O diretor do campus da UFS em Laranjeiras, César Henriques Matos e Silva e a vice-diretora, Ana Karina Calmon de Oliveira Rocha estiveram na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, 15 e pediram apoio aos representantes do legislativo municipal, para o fortalecimento e consolidação da instituição no município histórico. Durante a explanação, os gestores destacaram que o campus já existe na cidade há 15 anos e, ao longo deste período, muitos desafios foram superados, mas, neste novo tempo, a prioridade é se aproximar mais da gestão municipal, dos vereadores e da comunidade.
Os diretores do campus frisaram ainda que existe uma proposta da reitoria, em transformar o espaço numa casa de extensão e cultura. Na prática, isso significa a retirada dos três cursos atualmente ofertados em Laranjeiras (Arquitetura e Urbanismo, Museologia e Arqueologia).
“É preciso deixar claro que, não existe um projeto oficial da reitoria para desativar o campus Laranjeiras, mas estamos atentos, já que, há um projeto da instituição para transformar este espaço em um centro de cultura e extensão. Com isso, não há como oferecer os cursos de graduação e ainda casa de cultura e local de extensão. O nosso espaço físico não comporta”, disse César Henriques.
A vice-diretora, Ana Karina Calmon acrescentou também que a universidade pretende desenvolver diversos projetos com a comunidade local e se aproximar mais dos gestores municipais e dos vereadores. “Reconhecemos que a universidade está aqui instalada, mas, com pouca interação com a comunidade local. Nessa nova gestão, pretendemos reverter essa falha e fazer diferente. Os laranjeirenses precisam entender a importância da UFS e fazer parte dos nossos projetos. Assim será.”, frisou a vice-diretora.
Após a explanação, os vereadores declararam apoio à consolidação e ao fortalecimento da UFS em Laranjeiras. “Nós entendemos a importância da UFS, mas, realmente, a população pede mais interação e participação em projetos. Jamais seremos a favor da saída da instituição e não mediremos esforços para ajudá-los no que for necessário. Esta casa legislativa está sempre de portas abertas”, ressaltou o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano dos Santos.
No último dia 5 de setembro, os diretores do campus da UFS em Laranjeiras e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, se reuniram com a gestão municipal, representada pelo vice-prefeito e os secretários de Administração Geral, Assuntos Jurídicos, Educação e Cultura e os representantes da Prefeitura também se comprometeram em unir forças à causa e trabalhar para que os cursos permaneçam na cidade.
TDantas Comunicação/ASCOM CML.
Fotos/divulgação: TDantas Comunicação