O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) lançou nesta quarta-feira (6), oficialmente, sua candidatura à presidência da Câmara. O parlamentar tem o apoio de 11 partidos e do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A eleição será no início de fevereiro, em data ainda não definida.
A candidatura foi oficializada em um ato na Câmara com lideranças dos partidos aliados – PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. Juntas, as siglas somam 261 parlamentares, mas a votação é secreta e, por isso, pode haver votos divergentes.
No discurso, Baleia ressaltou que as legendas que compõem o seu bloco, embora em polos opostos no espectro político e com divergências sobre diversos temas, resolveram se unir para defender a democracia e a liberdade do Parlamento.
“Vivemos um momento histórico, sim, e vale esse registro porque, desde a redemocratização do nosso país, nós não tínhamos um movimento de união de partidos que pensam diferente formando uma frente ampla. E existe um motivo para isso, nós somos o que a sociedade espera, a sociedade quer mais união, quer mais compaixão, quer mais respeito, quer mais igualdade. A sociedade espera uma luta por democracia e por liberdade”, afirmou.
Com informações do G1