Na tarde dessa quinta-feira, 02, no Tribunal de Justiça da cidade de Lagarto, a delegada do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Delegacia de Lagarto (DAGV), Ana Carolina Machado Jorge, esteve reunida com a secretária nacional da família, Angela Gandra Martins. O momento serviu para explanar sobre o projeto de prevenção, combate e erradicação à violência doméstica e familiar, desenvolvido no DAGV Lagarto.
Durante a conversa, a secretária Angela Gandra e sua assessora, Suzy Araújo, ouviram a delegada Ana Carolina falar sobre o projeto do DAGV Lagarto, que tem como objetivo a mudança no comportamento do agressor em casos de violência doméstica.
De acordo com a delegada, a ação teve início há seis anos e mais de 300 homens já passaram pelo projeto, sendo que nesse período houve apenas um caso de feminicídio na cidade lagartense. A secretária Angela Gandra tem interesse de viabilizar o projeto a nível nacional.
Projeto
O projeto é uma parceria da Universidade Federal de Sergipe, delegacia de Lagarto e prefeitura de Lagarto. O projeto tem baixo custo, pois utiliza recursos humanos do município e permite que as agressões sejam trabalhadas em uma escala. Assim, para os crimes mais simples é oferecida a mediação, se houver descumprimento desta evolui-se para a investigação, com medida protetiva, e, se descumprir o cidadão a protetiva, é pedida a prisão.