De autoria de Cristiano Cavalcante, Política Estadual de Atenção a Pessoas com Doenças Raras é aprovada na ALESE

0
486

A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 08, o Projeto de Lei nº 102/2023, que Institui a Política Estadual de Atenção a Pessoas com Doenças Raras em Sergipe.

De autoria do deputado estadual Cristiano Cavalcante, a propositura busca melhorar a qualidade de vida, bem como o atendimento e o acompanhamento médico de portadores de doenças raras no Estado, além de qualificar a atenção básica às pessoas com tais condições de saúde.

“A ciência já classificou cerca de sete mil doenças raras distintas, sendo boa parte de origem genética que, em muitos casos, é difícil de identificar e de tratar, sendo que 95% das pessoas não possuem um tratamento específico e dependem de uma rede de cuidados. O projeto aprovado hoje nesta Casa é um importante passo para melhorarmos o atendimento à população”, explica Cristiano.

As doenças raras podem ser definidas como aquelas que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. No Brasil, a estimativa é que cerca de treze milhões de pessoas possuem alguma doença rara, como a esclerose múltipla, hemofilia, neuromielite óptica, acromegalia, tireoidite autoimune, hipopituitarismo, demência vascular, encefalite, fibrose cística, hiperidrose, entre outras.

Da Assessoria

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe um comentário
Por favor deixe seu nome